Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “Ceitil de Respeito”, por Bruno Peron

31 Ago 2010 - 12h15Por

CEITIL DE RESPEITO

Bruno Peron

O nascimento traz um paradoxo: a aurora da existência material, cujo fenômeno é tão divino quanto mal compreendido, acompanha a necessidade gradual de cada quem livrar-se de alguns vícios culturais e conquistar parâmetros de respeito a si e ao próximo.
Muitos abandonam religiões de berço por discordar de suas doutrinas, apesar da imposição do batismo; outros mudam hábitos alimentares por entender finalmente que o que comem está distante de ser salutar; há os que não veem esperança na classe dirigente de seu país porque as escolhas se fazem pela imagem e não a proposta.
Os debates cronometrados de candidatos a cargos executivos nas eleições vindouras no Brasil mostram que poucos têm propostas sólidas e viáveis, as ofensas e réplicas pessoais são constantes e velhos discursos reincidem e ignoram o caminho decente da inserção internacional inescusável do país, que se tem feito com a subserviência do povo.
Nações que se fecham, cedo ou tarde, esbarram com a necessidade de sua própria sociedade de articular-se com o mundo. O Japão transitou de um regime feudal à abertura da Era Meiji na segunda metade do século XIX; logo converteu-se numa potência mundial. Cuba recentemente flexibilizou as regras para o empreendedorismo privado e não se abre mais ao mundo devido ao embargo covarde levantado pelos Estados Unidos desde fevereiro de 1962.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas, a despeito da resistência de Brasil e Turquia, autorizou o reforço de um pacote de sanções econômicas ao Irã. A medida partiu da pressão de países que têm interesse estratégico na região e não pouparam comentários ardilosos e criminosos para o isolamento do país dirigido por Mahmoud Ahmadinejad. O dignitário encontrou um dilema: ou elabora um programa nuclear (para fins pacíficos, por conseguinte) ou terá o mesmo fim de Afeganistão e Iraque.
A propósito, descobriram uma jazida petrolífera de aproximadamente 1,8 bilhão de barris no norte do Afeganistão, onde geólogos estadunidenses participam da exploração da zona. O país dispõe também de reservas inexploradas de metais e minerais, como ouro e lítio.
O lítio é matéria-prima de baterias, a tecnologia do futuro. Quando se popularizar o veículo automotor movido a eletricidade, de qual se tem falado mais ultimamente, o lítio será o insumo fundamental assim como já o é para computadores portáteis e telefones móveis.
Ainda há os que creem na boa intenção de euânus e aliados picaretas e impostores que reúnem orçamento militar elevadíssimo para invadir países a fim de garantir os "direitos humanos" no outro lado do mundo. Muitos se encantam com os discursos de que aqueles agentes tinhosos asseguram a "paz" e a "estabilidade" em países recalcitrantes. Talvez a dos bolsos dos que autorizaram a quebra da auto-determinação dos povos e o massacre de quem não tinha um Stallone ou um Schwarzenegger para defendê-los com armas de última geração.
Há um estado de coisas que só o tempo permite abandonar ou adotá-las, como se expôs noutro momento, ainda que o nascimento dificulte a libertação do caldo cultural deturpado. Que tal abandonar a irresponsabilidade com a natureza e adotar o respeito à vida?
Trabalhadores hondurenhos fazem greve em resposta à política de paralisação salarial do governo golpista de Porfirio Lobo e aos custos cada vez mais elevados da cesta básica e a atenção sanitária. Era de se esperar uma atitude similar por parte da base do presidente deposto Manuel Zelaya, uma vez que a democracia não agrada a todos os interessados no poder.
Enquanto isto, um informe do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) indica que houve um aumento de 85% do número de incêndios florestais no Brasil de 2009 a 2010. O estado mais afetado é Mato Grosso do Sul e as causas principais - dizem com toda convicção - são a estiagem e o desmatamento em áreas agrícolas.
Acontecimentos e processos que dificultam a resolução de problemas que já são difíceis na América Latina estimulam-nos o desejo de voltar a ser criança, sonhar, criar, desafiar e imergir na ingenuidade de um mundo decadente, mas que nos induz a aceitá-lo do jeito que é. Ainda bem que dispomos de livre-arbítrio, pelo qual temos a chance de discordar!
Caramba! Aonde querem chegar os que não respeitam nem a si próprios?
A bobina desta novela tem que chegar ao fim.


http://www.brunoperon.com.br

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados