Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “Ajudem Nossa Cidade de Dourados”, por José Tibiriça

2 Fev 2011 - 11h20Por

AJUDEM NOSSA CIDADE DE DOURADOS

 

No dia 06 de fevereiro, teremos uma eleição para a escolha do prefeito e vice, assim todos os eleitores do nosso Município de Dourados estão obrigados por lei a votar, quem não votar, terá o prazo de sessenta dias para justificar a ausência na eleição. Temos quatro candidatos, um barbeiro, um ex-professor de matemática que atuou no Senai por dez anos, um sindicalista com primeiro grau e um engenheiro. Todos eles almejam administrar nossa cidade, mas estou preocupado, pois a nossa população é formada de pessoas de todos os níveis: analfabetos, semi-analfabetos, pessoas alfabetizadas, pessoas que são autodidatas, profissionais liberais de todas as categorias. Nem todos gostam de ler, quanto muito, matérias de futebol, policiais e um percentual mínimo de 5% tem acesso às revistas, como veja, isto é, jornal o estado de São Paulo, folha de São Paulo. Nossos jornais locais, alguns colaboradores escrevem matérias que também são lidas, dependendo do gosto de cada um.

 

Nossa cidade também é formada de uma categoria de políticos profissionais antigos que ajudaram levara nossa cidade à situação atual, cujos nomes não precisamos citar, pois estão sendo indiciados pela justiça que dará o veredito final, se são cúmplices ou culpados.

 

Ontem, ouvi através da rádio 92,10 a entrevista do ex-secretário de governo Leandro Passaia que expôs novamente os fatos já noticiados pela imprensa. Ele respondeu todos os questionamentos com firmeza, é um homem sagaz que mostra pela sua expressão ter uma face conhecida, mas ainda não conhecemos a sua outra face, afinal ele vive em Dourados a pouco tempo, não sabemos de onde ele veio, qual é a sua formação, afinal se intitula jornalista. É jornalista prático ou de formação? Digo isso porque na universidade é ensinada uma disciplina chamada ética profissional, a qual estudei,  cursando ciências jurídicas.

 

Por que minha preocupação com tudo isso? Afinal sou douradense nato, amo esta cidade, saí para estudar fora, voltei, construí família, tenho três filhos e sempre digo a eles que o maior patrimônio que possuímos é a honestidade. A riqueza deve ser adquirida com o suor do trabalho, que é expresso quando rezamos ou oramos o pai nosso de cada dia.  Nós temos que nos aperfeiçoar sempre, lapidando a pedra bruta que temos no nosso interior, pois  não somos honestos por nascimento, a honestidade deverá ser buscada em todos os atos que praticamos no dia a dia e não é  fácil, daí que não podemos jogar pedra nas outras pessoas antecipadamente.

 

Quanto à eleição em Dourados, marcada para o próximo domingo é muito importante e cada eleitor deverá antes de depositar o seu voto, analisar o currículo de cada um, afinal Dourados não é nenhuma currutela, mas no momento está sendo tratada pela imprensa nacional como terra de ninguém, porque parte da população foi ludibriada por um sassá mutema que apareceu em Dourados, na década de 90, vindo de um lugarejo, homem sem nenhuma cultura, carcamano que ajudou envergonhar nossa cidade, afinal a mídia não vai dizer que ele veio de São Velentim-RS, mas quem votou nele foram os eleitores de Dourados-MS. Ele se tivesse um pouco de vergonha, deveria procurar outra freguesia para morar, afinal aqui o espaço para ele ficou diminuto.

 

A legislação eleitoral brasileira deve ser mudada, pois a atual permite que quem souber assinar o nome, pode candidatar-se a cargo executivo e legislativo. Infeliz idéia daquele que criou o bordão AJUDA EU, outro que não conhecia as regas de português e contribuiu para o desastre aqui. Quem é ele? Agora ajudem Dourados a escolher o melhor para administrá-la. Que seja uma pessoa que tenha aos menos o nível superior, tenha já administrado alguma coisa, quer seja uma empresa particular ou tenha prestado algum serviço público. Tenha conhecimento de administração pública, já tenha lido ao menos a Lei 8.6666/93 de 21 de junho de 1993 que trata de licitações. Porque defendo uma pessoa com nível superior? Porque o estudo faz com que as pessoas abram melhores horizontes, vêem o mundo sobre outro aspecto.

 

Na administração municipal de Dourados do PT, de 2000 a 2004, também tinha gente exercendo cargo de confiança sem nenhuma formação, só pelo fato de ter sido companheiro antigo, um deles fazia a leitura de hidrômetro da sanesul, foi nomeado para um cargo na secretaria de administração e depois para fazenda.

 

Na administração owari, brother e uragano, além do ex-prefeito, compunham na sua maioria o primeiro e segundo escalão, de pessoas sem nenhuma experiência administrativa e, além disso, de pessoas sem cultura. Agora pergunto: Dourados merece isso, nós douradenses não concordamos com esses erros.

 

Os oito anos petistas que na realidade realizou pouco, foi uma das causas em que parte da população apostou no homem uragano, devido à falta de atendimento na saúde, educação, melhoria nas estradas da zona rural e nos buracos que atormentam nossa cidade.

 

Além do prefeito e o vice, é recomendável que tenha formação superior, seus auxiliares, bem como conhecimento de administração pública para não cair na rede dos políticos desonestos. É interessante também que seus auxiliares sejam pessoas ilibadas, que seja analisada sua vida pregressa para poder ajudar Dourados. Inf

Dourados-MS, 02 de fevereiro de 2011.

 

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural no Distrito de Picadinha. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho