Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Leia o artigo “Ajudem Nossa Cidade de Dourados”, por José Tibiriça

2 Fev 2011 - 11h20Por

AJUDEM NOSSA CIDADE DE DOURADOS

 

No dia 06 de fevereiro, teremos uma eleição para a escolha do prefeito e vice, assim todos os eleitores do nosso Município de Dourados estão obrigados por lei a votar, quem não votar, terá o prazo de sessenta dias para justificar a ausência na eleição. Temos quatro candidatos, um barbeiro, um ex-professor de matemática que atuou no Senai por dez anos, um sindicalista com primeiro grau e um engenheiro. Todos eles almejam administrar nossa cidade, mas estou preocupado, pois a nossa população é formada de pessoas de todos os níveis: analfabetos, semi-analfabetos, pessoas alfabetizadas, pessoas que são autodidatas, profissionais liberais de todas as categorias. Nem todos gostam de ler, quanto muito, matérias de futebol, policiais e um percentual mínimo de 5% tem acesso às revistas, como veja, isto é, jornal o estado de São Paulo, folha de São Paulo. Nossos jornais locais, alguns colaboradores escrevem matérias que também são lidas, dependendo do gosto de cada um.

 

Nossa cidade também é formada de uma categoria de políticos profissionais antigos que ajudaram levara nossa cidade à situação atual, cujos nomes não precisamos citar, pois estão sendo indiciados pela justiça que dará o veredito final, se são cúmplices ou culpados.

 

Ontem, ouvi através da rádio 92,10 a entrevista do ex-secretário de governo Leandro Passaia que expôs novamente os fatos já noticiados pela imprensa. Ele respondeu todos os questionamentos com firmeza, é um homem sagaz que mostra pela sua expressão ter uma face conhecida, mas ainda não conhecemos a sua outra face, afinal ele vive em Dourados a pouco tempo, não sabemos de onde ele veio, qual é a sua formação, afinal se intitula jornalista. É jornalista prático ou de formação? Digo isso porque na universidade é ensinada uma disciplina chamada ética profissional, a qual estudei,  cursando ciências jurídicas.

 

Por que minha preocupação com tudo isso? Afinal sou douradense nato, amo esta cidade, saí para estudar fora, voltei, construí família, tenho três filhos e sempre digo a eles que o maior patrimônio que possuímos é a honestidade. A riqueza deve ser adquirida com o suor do trabalho, que é expresso quando rezamos ou oramos o pai nosso de cada dia.  Nós temos que nos aperfeiçoar sempre, lapidando a pedra bruta que temos no nosso interior, pois  não somos honestos por nascimento, a honestidade deverá ser buscada em todos os atos que praticamos no dia a dia e não é  fácil, daí que não podemos jogar pedra nas outras pessoas antecipadamente.

 

Quanto à eleição em Dourados, marcada para o próximo domingo é muito importante e cada eleitor deverá antes de depositar o seu voto, analisar o currículo de cada um, afinal Dourados não é nenhuma currutela, mas no momento está sendo tratada pela imprensa nacional como terra de ninguém, porque parte da população foi ludibriada por um sassá mutema que apareceu em Dourados, na década de 90, vindo de um lugarejo, homem sem nenhuma cultura, carcamano que ajudou envergonhar nossa cidade, afinal a mídia não vai dizer que ele veio de São Velentim-RS, mas quem votou nele foram os eleitores de Dourados-MS. Ele se tivesse um pouco de vergonha, deveria procurar outra freguesia para morar, afinal aqui o espaço para ele ficou diminuto.

 

A legislação eleitoral brasileira deve ser mudada, pois a atual permite que quem souber assinar o nome, pode candidatar-se a cargo executivo e legislativo. Infeliz idéia daquele que criou o bordão AJUDA EU, outro que não conhecia as regas de português e contribuiu para o desastre aqui. Quem é ele? Agora ajudem Dourados a escolher o melhor para administrá-la. Que seja uma pessoa que tenha aos menos o nível superior, tenha já administrado alguma coisa, quer seja uma empresa particular ou tenha prestado algum serviço público. Tenha conhecimento de administração pública, já tenha lido ao menos a Lei 8.6666/93 de 21 de junho de 1993 que trata de licitações. Porque defendo uma pessoa com nível superior? Porque o estudo faz com que as pessoas abram melhores horizontes, vêem o mundo sobre outro aspecto.

 

Na administração municipal de Dourados do PT, de 2000 a 2004, também tinha gente exercendo cargo de confiança sem nenhuma formação, só pelo fato de ter sido companheiro antigo, um deles fazia a leitura de hidrômetro da sanesul, foi nomeado para um cargo na secretaria de administração e depois para fazenda.

 

Na administração owari, brother e uragano, além do ex-prefeito, compunham na sua maioria o primeiro e segundo escalão, de pessoas sem nenhuma experiência administrativa e, além disso, de pessoas sem cultura. Agora pergunto: Dourados merece isso, nós douradenses não concordamos com esses erros.

 

Os oito anos petistas que na realidade realizou pouco, foi uma das causas em que parte da população apostou no homem uragano, devido à falta de atendimento na saúde, educação, melhoria nas estradas da zona rural e nos buracos que atormentam nossa cidade.

 

Além do prefeito e o vice, é recomendável que tenha formação superior, seus auxiliares, bem como conhecimento de administração pública para não cair na rede dos políticos desonestos. É interessante também que seus auxiliares sejam pessoas ilibadas, que seja analisada sua vida pregressa para poder ajudar Dourados. Inf

Dourados-MS, 02 de fevereiro de 2011.

 

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural no Distrito de Picadinha. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro