Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “A Força do Povo Contra as Ditaduras”, por Wagner Cordeiro

22 Fev 2011 - 18h56Por

O mundo assiste atento ao período conturbado que passam algumas nações árabes da África e do Oriente Médio. As mobilizações de populares defensores e contrários a seus governantes ganham os noticiários a cada dia, e conquistam cada vez mais adeptos em outras partes do mundo. As manifestações nesses países estão focadas em vários objetivos, dos quais o principal é a exigência do fim dos regimes ditatoriais existentes há décadas naquela região.

É intrigante saber que em pleno século XXI, considerado pelos estudiosos como o século da educação, do uso do raciocínio, da tolerância, as ditaduras ainda persistam, torturando e assassinando pessoas, desrespeitando direitos fundamentais, como a liberdade de expressão (idéia que ganhou o mundo com os filósofos iluministas, quando Voltaire defendia sua tese: “posso não concordar com nenhuma palavra que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”).

A ditadura, termo originário do latim Dictare, que significa ditar ordens, é um regime de governo que existe desde as primeiras civilizações (tirania), porém foi em Roma, no período republicano, que esse método de governar ganhou expressão. Ao longo do século XX diversos países experimentaram regimes ditatoriais (Rússia, com Stálin; Alemanha, com Hitler; Itália, com Mussolini; Cuba, com Fidel Castro; China, com Mao Tsé Tung; Paraguai, com Stroessner; Brasil, com Getúlio Vargas e os militares; Chile, com Pinochet, entre outros).

A Tunísia, o Egito e a Líbia, países do continente africano, são exemplos de nações que enfrentam administrações autoritárias desde os tempos da Guerra Fria. Na Tunísia, o regime de exceção do general Zine Ben Ali caiu quando o presidente se viu obrigado a renunciar ao cargo no dia 14 de janeiro, após intensos protestos iniciados no final de 2010. Ben Ali administrava a Tunísia desde 1987, quando na condição de primeiro-ministro, substituiu o então presidente, também ditador, Habib Borguiba.  

Em relação ao Egito, a ditadura era controlada por Hosni Mubarak, substituto de Anwar Sadat, presidente assassinado em 1981. Mubarak governava havia quase 30 anos. A revolução desencadeada na terra dos faraós foi fruto da mobilização do povo tunísio, que acabou influenciando a África e a Ásia. Agora, uma junta militar comando o país até a realização de eleições democráticas para a escolha de um novo presidente.

Na Líbia, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, a luta pela democracia vem sendo travada. Desde 1969, os líbios são governador pelo coronel Muammar Khadafi, militar que naquele ano liderou um grupo de radicais islâmicos e derrubou a monarquia chefiada por Idris I. Em 1986, acusado pelo governo de Ronald Reagan (Estados Unidos) de apoiar grupos terroristas, a ditadura de Khadafi sofreu sanções econômicas por parte dos norte-americanos e de Estados europeus. Há mais de 40 anos no poder, a população líbia parece estar cansada das insanidades de seu ditador.

Enfim, as manifestações ocorridas nos últimos dias nesses países demonstram a importância da força popular em busca de uma nova era. O Brasil dos anos das Diretas Já, por exemplo, demonstrou o quanto a garra do seu povo pode transformar uma realidade. Se os povos árabes caminham para o fim das ditaduras, isso só o tempo dirá. Contudo, de uma coisa eles podem ter certeza, estão sendo protagonistas no processo histórico que constroem a cada dia, em busca da tão sonhada liberdade. ABAIXO AS DITADURAS! VIVA A FORÇA DO POVO, O VERDADEIRO DONO DO PODER.  
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis