Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “A Falsidade dos Números”, por Autenir Rodrigues

6 Abr 2011 - 12h35Por Autenir Rodrigues

A Falsidade dos Números

O Brasil está em destaque entre as grandes economias do mundo, situando-se na oitava posição e com perspectivas de atingir a quinta, nos próximos anos. No entanto, precisa melhorar consideravelmente em setores estratégicos de sustentação econômica e principalmente social para não incorrer em sério risco de falência de recursos humanos, já percebido em alguns casos.

Qualquer governante sabe que a base de sustentação do futuro de uma país, passa obrigatoriamente por uma educação de qualidade para todos. O Brasil tem se especializado em fazer remendos estruturais para maquiar a realidade do descaso. Uma grade curricular permissiva que aprova muitas vezes sem critérios efetivos de verificação da qualidade do ensino, corrobora para um quadro virtual onde a educação é resumida à números ilusórios, destacando-se o quantitativo em detrimento do qualitativo. Soma-se a isto, toda a sorte de inconvenientes como atos violência dentro e fora do ambiente escolar e toda a insegurança que isso traz. Escolas em péssimo estado de conservação e falta de estruturas laboratoriais em todas as áreas do ensino são alguns exemplos de problemas que a educação pública brasileira em geral precisa resolver, além das peculiaridades enfrentadas em cada região desse imenso País.

É visível que essa maquiagem de números não traduz a realidade e caí diante de dos famigerados “Provões” que expõem a debilidade de um ensino público que ainda tem que se preocupar com questões primárias ainda não superadas como o analfabetismo, quando já deveria estar as portas de sua excelência técnica e cientifica, muito mais condizentes com a economia de um País que almeja uma presença vigorosa entre as nações do chamado primeiro mundo, não apenas com a medida de um PIB, mas com a sua força de trabalho e a qualidade de vida de seu povo. Uma amostra de como ainda estamos muito atrasados no setor da educação é o relatório da Organização das Nações Unidas – ONU que mostra melhora do Brasil na classificação geral do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, ocupando o 73º lugar, no entanto, quando a comparação leva em conta o acesso e qualidade da educação, o Brasil tem índices comparados ao do Zimbábue, país africano assolado por guerras civis e epidemia de AIDS.

Este fato é um verdadeiro soco no estomago da demagogia política brasileira, que olha para o PIB, faz uma conta de divisão ilusória e coloca a renda média anual dos brasileiros no patamar de U$$ 10.000 dólares”, uma grande mentira, lógico!.  E porque existe bolsa família? A verdade é que divisão nem sempre significa distribuição. Todas as esferas de governo deste país precisam acordar o mais rápido possível e tratar de verdade dessa questão, sem remendos, maquiagem, demagogia. Na ultima campanha este tema não teve um tratamento à altura, e quando teve, ficou no campo da superficialidade, sem nenhuma abrangência ou aprofundamento mais sério, o que afinal ditou o ritmo de toda a campanha em todos os assuntos, descontadas as baixarias. Quem sabe um PAC da educação? Talvez não dê tanto voto como casas populares, Bolsa Família, Luz Para Todos, mas com certeza seria um compromisso de um governante com visão de futuro para o povo e seu país, e não somente para as próximas eleições e mais quatro anos no poder.

Autor: Autenir Rodrigues de Lima

Funcionário da Prefeitura de Jateí/MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS