Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “A Bandeira do Brasil e suas Estrelas” por José Tibiriçá

8 Jun 2010 - 18h15Por José Tibiriçá

A BANDEIRA DO BRASIL E SUAS ESTRELAS

 

 

 

 

Estamos há poucos dias da realização da Copa do Mundo, onde países de todos os continentes estarão representados. As lojas estão abarrotadas de bandeiras para todos os gostos, até os animais estão cobertos por ela, enfim para onde olhamos, vemos algo com as cores da bandeira brasileira. Parece que o civismo tomou conta do Brasil e passada a copa, não sabemos para aonde elas irão, se para os baús ou para o lixo.

 

Percorrendo a Avenida Marcelino Pires, principalmente onde se concentram a maior parte das lojas, enxergamos as bandeiras para venda e outras que ornamentam o local, dando  aquele ar de alegria, afinal o verde e o amarelo é como um girassol florescido, uma estratégia para atrair os consumidores. Até nas repartições públicas, onde muitas vezes não costumávamos encontrar a bandeira hasteada no dia 19 de novembro já se vê alguma, colocada sobre todas as posições.

 

A Bandeira brasileira foi implantada quatro dias após a Proclamação da República, isto é, no dia 19 de novembro de 1889. Não é costume se hastear a bandeira no seu dia, apenas o Exército Brasileiro tem feito com freqüência, o que poderia ser tomado como exemplo pelas escolas, por muitos órgãos públicos, pois parece que o civismo só tem aparecido em época dos jogos, quando existe uma taça na disputa e o interesse comercial.

 

Encontramos bandeiras com 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27 estrelas em algumas lojas de Dourados  com todos os preços, até por R$ 1,99. Muitos não sabem o significado dessas estrelas, como se pudesse colocar a quantia que quisessem.

 

É obrigação das repartições públicas tê-las hasteadas e arriadas todos os dias, o que não acontece e pode permanecer hasteada, desde que seja iluminada, o que não acontece de modo geral. No dia da bandeira (19/11), as bandeiras devem ser hasteadas ao meio dia e arriadas às 18 horas. Se olharmos com atenção, vamos encontrar muitas bandeiras hasteadas, já envelhecidas e até destruídas.

 

O desconhecimento do significado da bandeira brasileira, é consequencia do fraco ensino, sendo que muitos professores não se preocupam em dar a explicação, até por não saberem também. Muita gente não estuda e até compra diploma como aconteceu dias atrás em Campo Grande e em Fátima do Sul na Fifasul. Na assembléia estadual de nosso estado tem deputado que é bacharel em direito, sem nunca ter sentado em banco escolar.

 

Diante do que presenciei em nossa cidade, tive a curiosidade de fazer uma pesquisa, pois não nascemos sabendo e todos os dias estamos aprendendo.         Cada estrela disposta na bandeira, corresponde a um Estado brasileiro, sendo a única estrela situada acima da inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará e que segundo uma versão era o Estado em 1889 com maior dimensão territorial.

 

Para termos uma visão melhor e podermos entender, vide abaixo a Bandeira brasileira e o significado de suas estrelas:

 

Na nossa bandeira, o Distrito Federal e cada Estado da Federação estão representados por uma estrela. São, portanto, 27 estrelas de 8 constelações representando os atuais 26 estados e o distrito federal brasileiros.

 

Saiba mais sobre a bandeira brasileira

 

 

O escudo de armas do Brasil, que ficava ao centro da composição, foi substituído por um círculo azul e essa circunferência reproduz de forma estilizada a configuração celeste do Rio de Janeiro no dia da proclamação da República.

 

A faixa branca sobre o círculo foi colocada para permitir a inscrição "Ordem e Progresso", lema positivista atribuído ao filósofo francês Auguste Comte e de acordo com os historiadores, a expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim".

 

Vamos torcer para que o Brasil seja campeão e caso isso não aconteça, vamos homenagear todos os dias a nossa bandeira e que no mínimo, no dia 19 de novembro cada douradense, hasteie a sua na residência.

 

                               Dourados-MS, 08 de junho de 2010.

 

                               José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto