Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Leia a coluna “Fala Sério”, por Antonio Jorge Rettenmaier

21 Mai 2010 - 18h20

Logo_brazilian_packPara onde ele vai?

 



Não é nada difícil você estar rodado na estrada e de vez em quando se deparar com um andarilho. Louco, maluco varrido, desmiolado, débil mental, doidinho, são alguns dos adjetivos que normalmente logo se nos passam na cabeça para identificar aquele que na maioria das vezes anda de maneira abusada e perigosa na beira ou até mesmo no meio da estrada.

 


Mas poucos dias atrás ao passar por um desses tipos na beira de uma estrada, com um saco de andrajosos pertences dependurado nas costas, me veio a pergunta: "Para onde dele vai?"

 


Na verdade, ela ficou me martelando a cabeça hoje e não consegui a mínima indicativa de resposta. Como saber, adivinhar, ou pelo menos conjeturar? E se tivesse parado e perguntado, será que conseguiria alguma resposta concreta? A primeira conclusão que me chega é de que teria no mínimo uma resposta de doido. Ou será que ela seria uma resposta doída?

 


Mas posso e devo chegar à conclusão de que sua resposta não seria tão menos vazia daquelas que recebemos muitas vezes em nossas vidas, de pessoas, amigos e parentes que aparentemente não teriam nenhuma necessidade de andar à esmo, e o fazem mesmo sem sair do lugar.

 


Imaginemos chegarmos a algum parente ou amigo e perguntar como vai, e recebermos a resposta de "vou vivendo do jeito que Deus quer!" ou então "vou levando a vida como dá!".

 


Não seriam estas duas respostas iguais às que poderia nos dar o maluco da beira da estrada? Claro! Porque viver a vida do jeito que Deus quer, mas se sequer dermos uma forcinha para o velhinho lá de cima, ela jamais terá algum rumo ou destino melhor, e levar a vida como dá, soa mesmo como uma renúncia a procurar um amanhã melhor, aceitando que se tiver algum buraco no chão dará para se enfiar a cabeça e esconder a covardia, ou então, se por acaso houver alguma marquise iremos fazer a cama e dormir esperando para ver o que a vida ainda pode nos dar.

 


Eu vou continuar na eterna dúvida de para onde vai aquele andarilho e seu saco de andrajos e quinquilharias, até porque mesmo que tivesse parado e perguntado e ele me respondido, aposto que logo mais ali adiante na certa poderia muito bem resolver voltar sobre os próprios passos, ou mudar de rumo e caminhos. Mas tenho certeza de que aqueles que vão vivendo a vida como Deus quer ou a levando do jeito que dá, bem... Estes estarão piores do que ele, porque serão sempre assim, no continuar sempre no mesmo lugar.

 


Nem sequer serão capazes de viver a vida que Deus quer e muito menos viver o que a vida pode lhes dar.

 


Esqueci de falar de uma coisa interessante do andarilho da estrada... Ele tinha ao seu lado, como fiel parceiro e amigo, um cão amarelado que prestava a atenção aos seus passos e ao seu conversar.

 

 

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em 70 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente