Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Leia a coluna "FALA SÉRIO !" por A.J.Rettenmaier

12 Jan 2011 - 11h00Por

E vai que dá errado!
 

Pois é! Mas quem pode garantir que não vai dar certo? Respondam-me então a pergunta “E vai que dá certo?”. Quem pode garantir também que não vai dar errado? Na verdade verdadeira como diria o outro, sem fazer para ver no que vai dar não se pode saber o resultado. Sempre foi assim, e deste assim é que vieram as grandes invenções, idéias, pensamentos e lideranças. Todas sempre tiveram alguma coisa errada antes de darem certas. Nenhuma delas teria acontecido se tivesse sido impedida pelo “E vai que dá errado!”

As experiências que a vida nos deixa, nem sempre são as melhores conselheiras, especialmente se nos deixarmos guiar pelo exemplo dos outros. Até mesmo as nossas experiências não são as melhores amigas na hora de termos que decidir por algum caminho, e não raras as vezes que ficamos tanto tempo parados na encruzilhada tentando decidir qual tomar, que quando chegamos a nossa conclusão, ela já não é mais nem esperada nem desejada. Mas ora, será que não sabiam que tínhamos que pensar bem primeiro, porque poderia dar errado! Claro que o medo de dar errado era e para essas pessoas sempre será, maior do que o de dar certo.

O que nós como seres humanos até hoje não conseguimos entender, é que nada dá errado ou certo. É que nós ou fazemos o certo, ou o errado. Chegam a dizer até que quando uma pessoa vai tomar uma decisão com medo de errar, não toma a certa. É como na maioria das vezes atirarmos em patos que passam voando. Espera-se tanto para disparar o tiro que quando ele sai, os patos já se foram.

Os mais pessimistas também vêem as situações na ótica de que “Tinha tudo para dar errado!” e acabou dando certo. Mas como? E quando “Tinha tudo para dar certo!” e dá errado? Por quê?

É que sempre ficamos com medo, principalmente de nós mesmos, do que vamos pensar de nós, se der errado.

Pois é!

Para encerrar, vou mudar o titulo da crônica de hoje.

“E vai que dá certo!” Não?

 

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto