Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 16 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Leia a coluna "FALA SÉRIO !" por A.J.Rettenmaier

29 Out 2010 - 11h06Por

Quando você aprender a fingir sinceridade...


Estará pronto para o sucesso!

Essa é uma máxima milenar que bem pode se aplicar nos dias de hoje e que também pode ser completada com a outra que diz que “Não basta ser a mulher do rei, mas saber representá-la!”

É natural que pode parecer estranho estarmos aqui falando de fingir sinceridade, e de que alcançar a perfeição no seu ato, ser ponto primordial para alcançar o convencimento das pessoas. Se não fosse assim, vamos ser sinceros, não teríamos tantos bons atores e muito menos tantos messias que proliferam no nosso dia a dia. Só que a grande maioria, julga ter chegado à perfeição, embora esteja ainda à anos luz dela. “Pode até convencer meia dúzia, mas para treze, faltarão sete.”, diz também outra velha máxima.

Se tiver um lado bom nesta arte de fingir sinceridade, é que alguns ficam tão bons na coisa, que acabam virando realmente pessoas sinceras, e não se duvide disso. Pense com calma para ver se não é verdade.

De qualquer maneira, a única coisa certa é de é preciso representar e bem a sinceridade, pois caso contrário, ao menor deslize ou contradição, se vão por água abaixo todas as cenas anteriores.

Um dos mais importantes aspectos a serem trabalhados na questão da sinceridade está na verdade, porque esta não perdoa mesmo. A verdade não só é mais estranha do que a ficção, mas muitas vezes, a menos crível. Por isso temos em grande parte de nossas vidas o uso daquela expressão, “Olha só! Quem diria hein?”

Quantas vezes já se devem ouvido por aí a expressão, “Ele é tão mau ator, que não engana nem a ele mesmo!”. É que não deve ter aprendido direito a fingir sinceridade, ou quem sabe, jamais conseguirá fazê-lo porque não consegue sê-lo nem fingindo. Pode ficar ensaiando o discurso horas e dias a fio diante de um espelho, e enganando a sim mesmo, porque ao final será então derrubado pela verdade, até aquela mesmo, menos crível.

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de setenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

Leia Também

MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença