Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

Leia a coluna "FALA SÉRIO !" por A.J.Rettenmaier

7 Out 2010 - 11h08Por Antonio Jorge Rettenmaier

Aperitivo e sobremesa, ou...

Bem. Aí as coisas se confundem, ou não?
Lembro que quando moleque gostava de almoçar na casa de uma tia porque depois do almoço sempre vinha a sobremesa, aliás, para mim, o melhor do almoço.
Lembro que sempre os adultos tinham antes do almoço o tal do aperitivo, e na primeira vez que ouvi falar dele, fiquei curioso. Mas logo depois descobri que ele tinha duas versões. Uma era com licor, e a outra, coraçãozinho de frango assado. Descobri depois também, que o coração sempre completava o sabor do cálice... Hum... E parecia sempre ser tão delicioso! Nossa! E também sempre ficava tentando descobrir no que pensavam os adultos ao beber do cálice e depois estalar a boca com o coração. Como a curiosidade sempre é mais forte que o ouvido, apesar de sempre dizerem que aperitivo não era para criança, só a sobremesa, um dia caiu a resistência da obediência sobre o resto deixado sobre um cálice de aperitivo. E não era mesmo de todo ruim não. Também sobrara um coração, também provado e aprovado.
Aprendi então que antes do almoço era mesmo bom um aperitivo, e depois dele, uma sobremesa. Mas mais do que isso, aprendi a não ser guloso demais no almoço, e deixar sempre o estômago leve para bem aproveitar a sobremesa. Estomago pesado, conforme a hora da sobremesa, pode não parecer nada gostosa e até ter a culpa depois por uma indisposição maior.
E foi assim que aprendi que o aperitivo é bom, se bem sorvido da taça e devagarinho... O almoço deve ser aproveitado, mas sem exagero... E a sobremesa, saboreada com prazer.
E vejo hoje que também na vida, temos o aperitivo, o almoço, e a sobremesa. E nem sempre sabemos aproveitar qualquer um deles da maneira certa. É como diria o poeta mundano aquele. Há que saber aproveitar bem o antes, durante e também o depois. Até mesmo na idade, não?
Por isso cuidado para não abusar do almoço, e depois estragar a hora da sobremesa.
Só tem uma coisa que não consegui entender até hoje. Se o aperitivo e a sobremesa são tão bons, porque ninguém abre mão do almoço hein?
Hein? Hein?
Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de setenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada