Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 3 de agosto de 2021
Busca
Brasil

Leia a coluna Fala Sério "Pão com manteiga!", por A. J. Rettenmaier

4 Jun 2010 - 18h40Por A. J. Rettenmaier

Pão com manteiga!

Depois que o padeiro inventou o pão e a vaca o leite, e dele alguém inventou a manteiga, (manteiga não margarina), nada melhor! Até porque dizem que melhor do que isso, só dois!

Mas mesmo assim, tem gente que não entende o sentido da coisa, tanto que muitos também não entendem a máxima que pobre é tão azarado que quando seu pão escapa da mão, sempre cai com a manteiga para o chão! E claro, fica sujo de terra, areia, poeira, qualquer coisa ruim. E se tentar limpar, aí sim que a meleca está feita. Então, é melhor deixá-lo lá mesmo ou então jogá-lo no lixo o que não deixa de ser no mínimo um desperdício para não dizer sacrilégio, e fazer outro.

Um dos maiores problemas que também podemos enfrentar, é de haver nem mais pão, e no que caiu, estar o restinho de manteiga que havia. Ou então, por brincadeiras do destino do descuidado, faltar só um dos dois, sem o parceiro.

Pensando bem, temos que assumir que realmente na vida é assim!

Às vezes temos o pão com manteiga, mas não estamos satisfeitos. No lugar da manteiga, muitos gostariam sempre de ter caviar, patê ou outra iguaria qualquer. Nem se lembram do sabor especial que a manteiga sempre deu ao seu pão, e só vão se dar conta disto, quando o despertar sem iguarias mostrar também a falta da manteiga.

Ora! Dirão alguns. Pão com manteiga em todos os dias enjoa! Mas que santa falta de imaginação! Você não precisa comer pão com manteiga todos os dias. Como diria o outro na idéia de que um dia pode se comer feijão com arroz e no outro arroz com feijão, aqui também pode ser a mesma coisa, ora! Ou então, pegue a fatia e corte em pedaços de tamanhos diferentes a cada dia, e tenha assim, a possibilidade de aproveitar seu sabor aos poucos, em cada pedacinho. Não há necessidade de ser esganado e comer tudo de uma só vez, sem sentir a delicia de cada naco. 

E assim é com a vida, com a felicidade!

São poucos os que sabem aproveitar os pedacinhos de seu pão com manteiga. Se não comerem tudo hoje, e todo santo dia, a toda hora, não conseguem estar e nem ficar satisfeitos. É porque talvez nunca tenham também ouvido o ditado de que mingau quente se come pelas beiradas... Aos pouquinhos... E de preferência também, acompanhado com um pão com manteiga. Também aos pedacinhos...

Viram só, como é fácil e bem mais saboroso nosso pão com manteiga?

Ora! Deixe de ser guloso!

E tenha cuidado, mas muito cuidado também, para que seu pão não lhe caia da mão com a manteiga virada para o chão. Não deixe estragar o seu, porque poderá não haver mais pão ou faltar manteiga no fundo do pote!

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em 70 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Silvio Santos volta aos programas inéditos e comenta Faustão na Band: "coitado"
AUXILIO POPULAÇÃO
Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial
CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
A CASA CAIU
Mulheres se unem e surram "valentão" flagrado agredindo ex no meio da rua
CRISE HÍDRICA
Novas fontes preparam MS para a crise hídrica, ressalta governador
ABAIXO DE ZERO
Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas