Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Leia a coluna Fala Sério “É só juntar as letras, menino!" por A.J.Rettenmaier

27 Jan 2011 - 11h04Por

É só juntar as letras, menino! 

Essa foi a primeira explicação que ouvi quando perguntei como é que poderia aprender a escrever. Fui lá, e fiz um monte de amontoados de letras e levei para que lessem o que havia escrito. É claro que ninguém conseguiu, mas por outro lado me veio a segunda lição, de que deveria juntar as letras certas para formar cada palavra correta. Poxa! Mas que gente complicada os adultos! Só dois anos mais tarde no primeiro ano na escola, é que fui entender direito que tentaram me explicar de maneira rápida, mas sem exemplos, como é que se formavam as palavras. O gozado é que o que no começo parecia um bicho de sete cabeças tinha muitas mais, um alfabeto inteiro que logo foi dominado e decapitado. A mesma coisa foi querer saber por que um mais um eram dois e não três, e dois mais dois eram quatro e não vinte e dois. Só não gostava quando vinham com o tal do “se você tem quatro maçãs e tira uma, quantas ficam?”. Nem respeitavam meu pouco tamanho e já queriam levar vantagem! Gostava mesmo da hora de multiplicar! Aí sim era bom. Muito bom!

E sabem que até hoje de vez em quando é preciso perguntar às pessoas, como é que se formam as palavras? Elas até que sabem, mas estão simplesmente interessadas em fazer um amontoado de letras e não em formar palavras, e por isso na maioria das vezes, ficam sem dizer nada. É que lhes falta a coragem para colocar as letras certas na ordem correta. Na maioria das vezes as colocam na ordem correta, mas as letras formam palavras que poderiam ficar sem aparecer. Raiva, ódio, ciúme, por exemplo, tem a ordem certa, mas as letras erradas. E formam palavras corretas, mas de existência pouco desejadas. Ou não?

Para alguns, a vida ensina a somar, multiplicar, o que é bom. Para outros só aprendem a dividir e diminuir.

Outros tantos descobrem como colocar as letras certas para formar as palavras corretas, mas não são poucos os que usam as letras corretas para ensinar, as palavras erradas.

E você? Como gosta de juntar as letras,  menino?

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de oitenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto