Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia a coluna “Carreira & Negócios”, por André Vinícius

10 Mar 2011 - 18h00Por

Carreira & Negócios

Atendimento: Informalidade sim, intimidade não – Sempre defendi que o atendimento de excelência deve ter um toque pessoal, pois somos seres humanos e precisamos disso. Há aqueles que rompem essa barreira e se julgam íntimos do cliente.   Lembre-se de ser profissional no atendimento e não fica bem chamar o Sr. José de Zé (a menos que ele tenha lhe dado permissão).

Marketing: Transação ou Relação – Quando encantamos o cliente uma única vez com o objetivo de vender algo a ele, chamamos de marketing de transação. Quando queremos dar continuidade ao relacionamento com o cliente para que ele continue comprando sempre embarcamos no marketing de relação. A sua empresa tem investido em atitudes para perpetuar o relacionamento com o cliente?

Vendas:O maníaco por vendas – Você já deve ter se deparado com o vendedor que não sabe ficar sem vender. É aquele sujeito que volta e meia, não importa o momento e o local vem com alguma novidade que diz ele vai resolver os seus problemas. Vale lembrar que por mais que sejamos vendedores e as oportunidades devam ser aproveitadas, há momentos em que a melhor venda é não ficar 24 horas tentando vender algo? Não entendeu? Experimente ouvir o cliente!

Finanças:A corrida dos ratos – Existem duas situações a respeito do dinheiro. A primeira é que você trabalha por ele e a segunda é o inverso, quando ele trabalha para você. Na primeira situação você permanece no que chamamos de corrida dos ratos. A sua chance de construir riqueza é mínima. Na segunda situação o dinheiro gera mais dinheiro e ficar rico é conseqüência. Qual opção você escolhe?

Liderança:Liderando a geração Y – Você já deve ter ouvido falar na geração Y, não é mesmo? Se você não os conhece basta olhar a sua volta e verificar o comportamento desse pessoal que freqüenta redes sociais, é adepto da tecnologia e prefere o contato virtual ao real. Mas como liderar essa geração. A resposta é simples. Conviva no mesmo mundo que eles e todos te respeitarão.

 

Empreendedorismo: A necessidade cria o empreendedor – Se perguntarem qual é o melhor estímulo para o empreendedorismo, muitos dirão que é o estudo ou a criatividade. Eu costumo dizer que o que transforma seres medianos em pessoas de sucesso é a necessidade. Talvez por isso o Brasil seja um dos países mais empreendedores do mundo.

Recursos Humanos: Liberando as férias – A lei diz que a empresa tem até 12 meses após o vencimento das férias para liberar o benefício ao colaborador. Isso é uma forma de não deixar a empresa na mão caso precise daquele colaborador em determinado momento. O RH deve interceder para que ambos sejam beneficiados. A empresa não pode perder e o colaborador deve ser beneficiado com as férias no momento que for mais propício para ele. Equilibrar os interesses de ambas as partes é o caminho.

Franchising: Fundo de propaganda – As franqueadoras costumam cobrar um percentual do franqueado para investir na divulgação da empresa. Chamamos isso de fundo de propaganda. Resta saber se os investimentos que estão sendo feitos vão beneficiar a sua franquia na região. Talvez você esteja colaborando e o retorno não vai acontecer. Exemplo: Em uma ação a nível nacional,a franqueadora investe em uma propaganda em um canal de TV que é pouco assistido em sua  região. Estar por dentro dessas particularidades ajuda na hora de negociar as melhores ações de divulgação.  

Administração: Capital Intelectual – A administração do século XXI deve estar atenta ao capital intelectual que possui na empresa. Muitas organizações só descobrem esse patrimônio quando perdem os melhores profissionais para a concorrência e com isso vêem os seus talentos e o lucro mudarem de lado. Administrar pessoas é muito mais importante do que pensar em processos, porque no fim são elas que levarão a empresa para o sucesso.

Carreira: Eu sou melhor, mas meu colega foi promovido  – Você já deve ter presenciado uma situação parecida com essa. Alguém na empresa é promovido enquanto outros funcionários teoricamente mais capacitados vão ficando pra trás. E agora, o que fazer? O primeiro ponto é descobrir porque seu colega foi promovido e você não. Talvez ele tenha sido mais capaz na hora de se auto promover enquanto você permaneceu invisível aos olhos do chefe e empenhado em fazer um bom trabalho.


Literatura: 1001 Maneiras de Tomar a Iniciativa no Trabalho - Neste livro, Bob Nelson apresenta centenas de exemplos de pessoas que conseguiram implementar mudanças extraordinárias em suas organizações a partir de idéias simples e foram reconhecidas por isso. Prático e abrangente, este livro apresenta exercícios e técnicas de administração, dicas de líderes, pesquisas e estudos de caso para motivar você a seguir nessa promissora direção. Autor: Bob Nelson.Editora: Sextante/GMT.

Dicionário: Consumer understanding –Conhecimento profundo a respeito dos clientes.

Frase: Progresso - ""Todo o progresso acontece porque as pessoas ousam ser diferentes."  (Harry Millner)



Blog do Professor:Conteúdo – Artigos, podcasts, notícias, vídeos, e-zines, frases, histórias de sucesso, livros e muito mais informação para sua empresa e carreira você encontra em www.andrevinicius.com


André Viníciusé consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.comPara conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS