Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia a coluna “Carreira & Negócios”, por André Vinicius

7 Fev 2011 - 18h00Por

Atendimento: O poder do “obrigado” – Você já agradeceu ao seu cliente por comprar com você. Pense bem: Sua empresa deve ter dezenas de concorrentes e o cliente escolheu justamente você. Ele está colocando o dinheiro dele em suas mãos para que você possa oferecer algo que atenda a uma necessidade dele. Quer maior demonstração de confiança por parte do cliente? Agradeça sempre!    

Marketing: A alma do negócio – As pessoas costumam pensar que publicidade e marketing são a mesma coisa. Levados por esse raciocínio errôneo investem muito dinheiro em anúncios em rádio, outdoor, panfletos, TV ou qualquer outra mídia. Fazem isso porque acreditam que “a propaganda é a alma do negócio”. O resultado ruim gera frustração. O que eles não entendem é que não existe propaganda que traga resultados regulares e satisfatórios para um produto que não traz benefícios para o consumidor.

Vendas:Consultor x Tirador de pedidos – Vendedores medíocres apenas tiram pedido sem se importar com o negócio ou satisfação do cliente. Vendedores de sucesso atuam como consultores avaliando junto ao cliente qual é o melhor produto na relação custo/benefício para atender as suas necessidades. Adivinha quem vende e ganha mais comissões? O consultor é claro!  

Administração:O mundo mudou – Organizações engessadas onde os processos perduram ao longo de décadas e os colaboradores apenas executam sem ao menos questionar melhores práticas é uma realidade distante do mundo em que vivemos hoje. A administração participativa buscando a sinergia da equipe e a valorização da criatividade é o caminho para superar a concorrência e crescer em meio a globalização.  

Franchising:Investimento x Retorno – Acreditar que uma franquia que exige um baixo investimento trará um retorno muito alto é utopia. Grandes investimentos resultam em bons lucros. Investimentos modestos geram lucros na mesma proporção. Resumindo: Se você quer lucros altos, deve procurar uma franquia de alto investimento.  

Finanças:Invista em ativos – Grandes empresários constroem patrimônio investindo em ativos. Eles adquirem coisas que vão gerar mais dinheiro para eles. Pessoas com dificuldade financeira passam a vida investindo em passivos, ou seja, itens que trarão despesas. Um exemplo de ativo é investir em um novo equipamento que aumentará a produtividade. Investir em passivos é trocar de carro e adquirir despesas de financiamentos, IPVA, seguro, combustível e manutenção e depreciação.  

Liderança:Líder x chefe – Liderar e chefiar é totalmente diferente. Não é a ascensão na carreira que lhe torna líder. Chefes sobem de cargo e líderes sobem no conceito, respeito e admiração de seus liderados. Ser chefe é atingir o topo do organograma, ser líder é estar no coração da equipe!

 

Empreendedorismo: Não acredite em fórmulas – O mundo está cheio de oportunidades. Todos os dias nos deparamos com fórmulas mágicas e cálculos mirabolantes para se dar bem e construir um negócio de sucesso. São correntes, sistemas enriquecedores e produtos espetaculares. Claro que existe gente que se dá bem de uma hora pra outra e consegue ser um empreendedor de sucesso, mas vale lembrar que a probabilidade é mínima. Se você realmente quer uma formula de sucesso, aí vai: Trabalho + Visão + Oportunidades + Trabalho. Adicione sempre Trabalho!

Recursos Humanos: Treinamento x prática – Há empresas que acreditam que contratar um palestrante pra falar por duas ou três horas é o suficiente para resolver problemas de toda uma geração. Treinamento sempre é bem vindo e se torna útil a medida que as ações são colocadas em prática. Treinar e não executar é o mesmo que não treinar.

Carreira: A era do resultado – Não passe a vida acreditando que o melhor colaborador é o que entra as 8 e sai as 22. Acreditar que o cartão ponto é um indicador de sucesso é andar na contramão do progresso. Pessoas de sucesso medem resultados através de realizações e não do tempo. Um colaborador com dez anos em uma função não é necessariamente mais experiente ou eficiente do que um outro que esteja há apenas três anos no cargo. O que gera desenvolvimento são realizações e não horas a mais.

Literatura: Bom Chefe, Mau Chefe - Como Ser o Melhor... e Aprender Com o Que Há de Pior - Este é um livro que vai tirar (ou garantir) o sono de quem é chefe. A partir de sua leitura, você não poderá mais fugir da realidade: que tipo de chefe você é? Mas não espere um livro de testes e autoavaliação. Este é um texto embasado em pesquisas e repleto de exemplos e casos reais, que escancaram a por vezes dura vida de quem tem um chefe. Autores: Sutton, Robert I. Editora: Bookman .

Dicionário: Headcount – número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa.

 

Frase: Satisfação – “Encontre alguma coisa pela qual seja apaixonado. E só trabalhe cm pessoas de quem goste. Se você trabalha todos os dias com o estômago embrulhado, está no lugar errado”. (Warren Buffet)

Blog do Professor:Conteúdo – Artigos, podcasts, notícias, vídeos, e-zines, frases, histórias de sucesso, livros e muito mais informação para sua empresa e carreira você encontra em www.andrevinicius.com

André Viníciusé consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.comPara conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul