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Leia a coluna “Carreira & Negócios”, por André Vinícius

25 Jan 2011 - 18h02Por


Atendimento: O poder do entusiasmo – Atender o cliente com entusiasmo e energia faz toda diferença. Quando você mostra satisfação em estar ali atendendo, o cliente reage de forma positiva. Da mesma forma, quando você mostra que está atendendo por obrigação, o cliente percebe e não demonstrará alegria em estar ali.
Marketing: A era da relação – Marketing não é propaganda. Marketing é relacionamento. Qual é a relação que você tem com os seus clientes? Você está ali pra satisfazer o consumidor ou apenas se comporta como um folheto ambulante despejando suas promoções, produtos e falando dos seus pontos fortes. Investir no relacionamento é satisfazer o cliente antes, durante e depois do consumo.
Vendas: Venda é venda! – Toda venda é importante para o negócio. Não importa se o valor é pequeno, médio ou grande. Não importa se você vai acrescentar apenas R$ 1 ou bater a meta do mês. Toda venda é importante, gera valor para o negócio e satisfação para o cliente. 
Finanças: Ponto de equilíbrio – Você conhece seu negócio? Qual é o valor que você precisa vender neste mês para atingir o ponto de equilíbrio? Para quem não sabe, ponto de equilíbrio é o valor mínimo que sua empresa precisa vender para pagar as despesas fixas e variáveis do negócio. Se você recebeu dez mil reais e deve o mesmo valor, então você atingiu o ponto de equilíbrio.   
Liderança: O líder que energiza – Você prefere seguir um líder apagado que rema conforme a maré, ou um líder desbravador que energiza a equipe e contagia seus liderados? O líder que entusiasma, coloca seus liderados para superar os próprios limites e faz acontecer. O líder de energia positiva enxerga o problema, mas acima de tudo, busca s solução. Ele vê a crise e com sua visão de águia enxerga a oportunidade.

Empreendedorismo: O olho do dono engorda o gado – O ditado é conhecido, mas muitos empreendedores esquecem-se disso e se comportam como se não soubessem que quanto mais estiverem participando do negócio, mas chances têm de crescer. Participe ativamente de todas as atividades da empresa, se intere, procure conhecer o que acontece nos demais setores, analise os colaboradores, corrija o que estiver errado e veja sua empresa prosperar.
Recursos Humanos: Acompanhamento freqüente – O departamento de RH deve interagir com os colaboradores, identificar suas falhas e dificuldades e ajudá-los a atingirem seus objetivos. Não adianta jogar o funcionário em uma mesa de trabalho e só interagir com ele na hora de demiti-lo porque não conseguir atingir os resultados esperados. Relacionamento é a base do sucesso.
Carreira: Comporte-se como se a empresa fosse sua – Profissionais de excelência tratam a empresa onde trabalha como se fosse seu próprio negócio. Eles cuidam de todos os detalhes para que os objetivos sejam alcançados. Com essa atitude, tendem a ter muito mais sucesso quando resolver investir no próprio negócio.
Literatura: A cabeça de Peter Drucker - Peter Drucker é considerado o inventor da administração
moderna e um dos maiores - senão o maior -; especialistas em gestão de
negócios. O livro traz ótimos exemplos de organizações e executivos que colocaram em
prática a sabedoria de Drucker, demonstrando como seus princípios inspiraram e
continuam a influenciar ícones do mundo empresarial como Jack Welch, Bill Gates,
Michael Dell e Andy Grove.O autor também revela aspectos da juventude de Drucker vivida junto à elite
europeia que o ajudaram a adquirir uma visão de mundo mais ampla e humanista. . Autor: Krames, Jeffrey A. Editora: Sextante/GMT.
Dicionário: BUMO – Sigla de Brand Used Most Often - refere à marca ou produto mais utilizado, ou mais frequente.

Frase: Conhecimento - O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. (Peter Drucker)
Blog do Professor: Conteúdo – Artigos, podcasts, notícias, vídeos, e-zines, frases, histórias de sucesso, livros e muito mais informação para sua empresa e carreira você encontra em
www.andrevinicius.com
André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

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