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Leia a coluna "Carreira & Negócios", por André Vinícius

19 Ago 2010 - 18h15Por André Vinícius

Carreira & Negócios


Atendimento: Empatia no atendimento – Um dos princípios para o atendimento de excelência é criar empatia com o cliente. Ser empático significa se colocar no lugar do cliente. Sempre pense nas seguintes perguntas: Como eu gostaria de ser tratado? E se essa situação acontecesse comigo?
Marketing: Você já entrevistou o cliente? – Na maioria das vezes não temos idéia do que  o cliente pensa a respeito da nossa marca, produto ou serviço. Então, por que você não pergunta? Aplique uma pesquisa. Pergunte se ele compraria novamente de você? Questione como ele avaliaria sua marca. Você pode se surpreender!
Vendas: Agendando um horário com o cliente – Sempre que for agendar uma visita ao seu cliente, prefira horários quebrados. Horários como 10:45, 11:35, 15:40 são mais bem aceitos pelos clientes pois inconscientemente passam a idéia de que a visita vai durar pouco tempo.
Liderança: Incentive a pró-atividade – Um líder deve incentivar seus colaboradores para que tenham atitude. Valorizar as atitudes é uma forma de encorajar o colaborador a seguir em frente e superar os próprios limites. Incentive as pessoas a tomarem decisões e agir com pró-atividade.

Carreira: Comunicação eficaz – A comunicação eficaz utiliza três pilares de forma integrada para que haja o resultado seja satisfatório: O que você fala (oral), como você se expressa (gestos e postura) e o que você escreve (escrita). O segredo disso? Treino, treino e treino.
Literatura: O Livro de Ouro da Liderança - O livro de ouro da liderança descreve uma jornada que começou em 1964, quando ele tinha 17 anos. As lições passadas por Maxwell em O livro de ouro da liderança são fundamentadas em suas experiências pessoais, ao longo se toda a sua vida como líder. Seus conselhos são importantes na escalada em busca da liderança. Autor: Maxwell, John C, Editora: Thomas Nelson Brasil.
Dicionário: Merchandising – Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
Frase: Sucesso - "Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram”.(William Feather)
André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail:
andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

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