Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lei do processo eletrônico completa 3 anos em vigor

20 Mar 2010 - 11h28Por TJ / MS

Sancionada no dia 19 de dezembro de 2006 e vigorando desde 20 de março de 2007, a Lei nº 11.419, que trata da tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais por meio eletrônico, buscava reduzir o número de recursos e propiciar mais agilidade às decisões da Justiça.
 
Três anos depois, é hora de saber se a lei trouxe realmente os benefícios apontados em sua criação. Em Campo Grande, os processos tramitam de forma digital no Juizado Central, na 4ª e na 5ª Varas do Juizado Especial Cível e Criminal, além de quatro varas na justiça comum: 17ª, 18ª, 19ª e 20ª.
 
No interior, os processos digitais estão disponibilizados nos juizados especiais das Comarcas de Três Lagoas, Dourados e Corumbá. Cassilândia é a única comarca em que a forma digital está disponível no juizado especial adjunto.

A previsão é de que a partir de abril as Varas de Execução Penal de Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti tenham seus trâmites no formato digital, que posteriormente será estendido para as Varas de Família da Capital.
 
Experiência  – Quem trabalha com a versão eletrônica dos processos - o que simplificou e agilizou a rotina - pode apontar uma fantástica economia tanto no erário público como na natureza, já que os papéis são dispensáveis nesta forma de tramitação dos autos.
 
O juiz Cesar Castilho Marques, titular da 20ª Vara Digital, acredita que a tendência é a virtualização de todo o judiciário. Ele lembra que a informatização é uma necessidade do mundo moderno, que na atualidade gastam-se milhões para seu aprimoramento e que o poder público não pode se distanciar deste fenômeno.
 
“O processo digital agilizou muito a tramitação, já que não é mais necessário carregar papel de um lado para o outro. Contudo, não podemos esquecer que a agilidade está ligada à demanda. Com o digital, temos um redução de 50% no tempo de trâmite, mas a quantidade de processos continua muito grande”, explicou.
 
Para exemplificar, Castilho salientou que do momento em que a ação é ajuizada até a decisão inicial, leva-se em média 20 minutos. “Com um simples clique, o processo fica disponibilizado para as partes, além do que, os autos nunca se perdem: basta digitar o número que ele é facilmente localizado”, completou.
 
Sílvio Cezar do Prado, juiz titular da 2ª Vara/Ofício Cível e Criminal de Cassilândia, que responde pelo Juizado Especial Adjunto, é outro a apontar a forma digital como tendência futura e acredita que o processo digital deve ser expandido para todas as varas da justiça brasileira.
 
“Lembro-me de quando solicitei a implantação dessa forma de trabalho por acreditar no processo digital. Apesar de termos ainda alguns processos em papel, porque já estavam tramitando, a experiência é mais que suficiente para deixar claro que vale a pena. Para os que ainda são resistentes, digo que o processo digital é muito bom”, garante Sílvio.
 
Números – A maioria dos processos é digital. Para se ter uma ideia da quantidade de processos digitais que tramitam no judiciário  sul-mato-grossense, basta olhar os números, contabilizados até o dia 15 de março: na 17ª Vara existem 1.175, na 18ª Vara são 1.182; na 19ª Vara, 1.159 e na 20ª Vara, a somatória alcança 1.147.
 
O montante chega a 104 na 4ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, no bairro Moreninhas, e 105 na 5ª Vara do Juizado Especial, na UCDB – ambas na Capital. No Juizado Central, que abrange 1ª, 2ª, 3ª, 6ª, 10ª e 11ª Varas, tramitam 13.177 processos digitais.
 
No Juizado Especial Adjunto de Cassilândia foram contabilizados 514 processos digitais, enquanto no Juizado Especial de Corumbá o total é de 1.647; na 1ª Vara do Juizado Especial de Três Lagoas, 3.919; e na 2ª Vara do Juizado Especial de Dourados, 1.773.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados