Menu
SADER_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
Busca
Brasil

Lei do processo eletrônico completa 3 anos em vigor

20 Mar 2010 - 11h28Por TJ / MS

Sancionada no dia 19 de dezembro de 2006 e vigorando desde 20 de março de 2007, a Lei nº 11.419, que trata da tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais por meio eletrônico, buscava reduzir o número de recursos e propiciar mais agilidade às decisões da Justiça.
 
Três anos depois, é hora de saber se a lei trouxe realmente os benefícios apontados em sua criação. Em Campo Grande, os processos tramitam de forma digital no Juizado Central, na 4ª e na 5ª Varas do Juizado Especial Cível e Criminal, além de quatro varas na justiça comum: 17ª, 18ª, 19ª e 20ª.
 
No interior, os processos digitais estão disponibilizados nos juizados especiais das Comarcas de Três Lagoas, Dourados e Corumbá. Cassilândia é a única comarca em que a forma digital está disponível no juizado especial adjunto.

A previsão é de que a partir de abril as Varas de Execução Penal de Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti tenham seus trâmites no formato digital, que posteriormente será estendido para as Varas de Família da Capital.
 
Experiência  – Quem trabalha com a versão eletrônica dos processos - o que simplificou e agilizou a rotina - pode apontar uma fantástica economia tanto no erário público como na natureza, já que os papéis são dispensáveis nesta forma de tramitação dos autos.
 
O juiz Cesar Castilho Marques, titular da 20ª Vara Digital, acredita que a tendência é a virtualização de todo o judiciário. Ele lembra que a informatização é uma necessidade do mundo moderno, que na atualidade gastam-se milhões para seu aprimoramento e que o poder público não pode se distanciar deste fenômeno.
 
“O processo digital agilizou muito a tramitação, já que não é mais necessário carregar papel de um lado para o outro. Contudo, não podemos esquecer que a agilidade está ligada à demanda. Com o digital, temos um redução de 50% no tempo de trâmite, mas a quantidade de processos continua muito grande”, explicou.
 
Para exemplificar, Castilho salientou que do momento em que a ação é ajuizada até a decisão inicial, leva-se em média 20 minutos. “Com um simples clique, o processo fica disponibilizado para as partes, além do que, os autos nunca se perdem: basta digitar o número que ele é facilmente localizado”, completou.
 
Sílvio Cezar do Prado, juiz titular da 2ª Vara/Ofício Cível e Criminal de Cassilândia, que responde pelo Juizado Especial Adjunto, é outro a apontar a forma digital como tendência futura e acredita que o processo digital deve ser expandido para todas as varas da justiça brasileira.
 
“Lembro-me de quando solicitei a implantação dessa forma de trabalho por acreditar no processo digital. Apesar de termos ainda alguns processos em papel, porque já estavam tramitando, a experiência é mais que suficiente para deixar claro que vale a pena. Para os que ainda são resistentes, digo que o processo digital é muito bom”, garante Sílvio.
 
Números – A maioria dos processos é digital. Para se ter uma ideia da quantidade de processos digitais que tramitam no judiciário  sul-mato-grossense, basta olhar os números, contabilizados até o dia 15 de março: na 17ª Vara existem 1.175, na 18ª Vara são 1.182; na 19ª Vara, 1.159 e na 20ª Vara, a somatória alcança 1.147.
 
O montante chega a 104 na 4ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, no bairro Moreninhas, e 105 na 5ª Vara do Juizado Especial, na UCDB – ambas na Capital. No Juizado Central, que abrange 1ª, 2ª, 3ª, 6ª, 10ª e 11ª Varas, tramitam 13.177 processos digitais.
 
No Juizado Especial Adjunto de Cassilândia foram contabilizados 514 processos digitais, enquanto no Juizado Especial de Corumbá o total é de 1.647; na 1ª Vara do Juizado Especial de Três Lagoas, 3.919; e na 2ª Vara do Juizado Especial de Dourados, 1.773.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta