Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 27 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Legislativo deve criar escola para capacitar servidores

30 Mar 2007 - 16h33

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Flórian Augusto Coutinho Madruga, falou da importância da formação dos agentes públicos. Ele disse que 250 mil servidores públicos estaduais estão lotados nos legislativos municipais, estaduais e federal no País e precisam ser capacitados e preparados para prestar assessoria aos 53 mil parlamentares, sendo 51 mil vereadores.

Enquanto os agentes políticos não precisam de curso porque aprendem com a política, Flórian Madruga destacou que a importância de se qualificar os servidores públicos. Um mecanismo, previsto a partir da Constituição de 1988, foi a Escola do Legislativo. A primeira foi criada há 15 anos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Atualmente, existem 25 escolas, apenas a Assembléia do Piauí não criou nenhum órgão para formar e qualificar seus servidores.

De acordo com Flórian, a Escola do Legislativo oferece aos servidores subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo. Ele citou as instituições criadas pelo Senado Federal, como ILB, Interlegis e Universidade do Legislativo. Esta última foi implantada pelo ex-senador Ramez Tebet (PMDB), falecido em novembro do ano passado. Em sua homenagem, o deputado Paulo Corrêa (PR), pediu um minuto de silêncio.

Flórian Madruga citou o Estado do Rio Grande do Norte como exemplo de êxito na capacitação de servidores do legislativo. A Escola do Legislativo oferece cursos para os servidores de todas as câmaras e ainda até para alunos da rede pública. O presidente da ABEL ainda reconheceu o trabalho da Escola do Legislativo da Assembléia de MS, que está estruturada e poderia desenvolver parcerias com os poderes legislativos municipais.

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) afirmou que é muito importante se ter assessores qualificados. Ele disse que se orgulha de ter iniciado a carreira política como vereador. Citou ainda, sem ser pretencioso, de que foi o deputado mais votado para o cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Obteve 459 votos, dos 513 parlamentares, para a 3ª Secretaria da Câmara.

 

 

MS Notícias

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary; Foto: Divulgação
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF
Saúde MS
Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Evento
Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS
Motociclista morre em batida frontal com caminhonete
Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Mais Lidas

Neto Coelho morre durante a Driver Cup 2025 após acidente em pista molhada. Em 2024, venceu provas de 1 e 2 milhas atingindo 341 km/h. - (Foto: arquivo pessoal)TRAGÉDIA
Pecuarista morre em acidente durante prova de velocidade
PROCESSO SELETIVOCONCURSOS E SELEÇÕES EM MS
Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil
Policial
Carcaças de onças são achadas em fazenda e polícia autua caçador
LUTO JATEI
Jateí se despede do locutor Luciano Dias Santana
FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS - Prefeito de Vicentina - Cleber DiasVICENTINA - SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Vicentina decreta situação de emergência por conta de risco de epidemia de dengue e outras doenças