Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 2 de junho de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Legislativo deve criar escola para capacitar servidores

30 Mar 2007 - 16h33

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Flórian Augusto Coutinho Madruga, falou da importância da formação dos agentes públicos. Ele disse que 250 mil servidores públicos estaduais estão lotados nos legislativos municipais, estaduais e federal no País e precisam ser capacitados e preparados para prestar assessoria aos 53 mil parlamentares, sendo 51 mil vereadores.

Enquanto os agentes políticos não precisam de curso porque aprendem com a política, Flórian Madruga destacou que a importância de se qualificar os servidores públicos. Um mecanismo, previsto a partir da Constituição de 1988, foi a Escola do Legislativo. A primeira foi criada há 15 anos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Atualmente, existem 25 escolas, apenas a Assembléia do Piauí não criou nenhum órgão para formar e qualificar seus servidores.

De acordo com Flórian, a Escola do Legislativo oferece aos servidores subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo. Ele citou as instituições criadas pelo Senado Federal, como ILB, Interlegis e Universidade do Legislativo. Esta última foi implantada pelo ex-senador Ramez Tebet (PMDB), falecido em novembro do ano passado. Em sua homenagem, o deputado Paulo Corrêa (PR), pediu um minuto de silêncio.

Flórian Madruga citou o Estado do Rio Grande do Norte como exemplo de êxito na capacitação de servidores do legislativo. A Escola do Legislativo oferece cursos para os servidores de todas as câmaras e ainda até para alunos da rede pública. O presidente da ABEL ainda reconheceu o trabalho da Escola do Legislativo da Assembléia de MS, que está estruturada e poderia desenvolver parcerias com os poderes legislativos municipais.

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) afirmou que é muito importante se ter assessores qualificados. Ele disse que se orgulha de ter iniciado a carreira política como vereador. Citou ainda, sem ser pretencioso, de que foi o deputado mais votado para o cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Obteve 459 votos, dos 513 parlamentares, para a 3ª Secretaria da Câmara.

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

COISA MEDONHA
Mulher é desenterrada e estuprada um dia após ser sepultada
DOURADOS - NOVO EPICENTRO COVID-19
Dourados é novo epicentro do coronavírus em MS com mais de 300 casos confirmados
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Caixa LIBERA 2ª parcela do auxílio de R$ 600 em contas dos beneficiários, veja os meses
ABSURDO
Médica relata ter sofrido agressões por parte de frequentadores de 'festas de corona'
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Menino de 9 anos, acidentalmente mata irmã de 7 anos com espingarda
TRAGEDIA NA RODOVIA
Mulher gravida e marido morrem e criança fica ferida em acidente trágico
PANDEMIA CORONAVIROS
Vai ser ''um massacre'', diz ex-diretor da Saúde sobre flexibilizar isolamento
BOA NOTICIA
Bolsonaro diz que auxilio emergencial pode ter quarta parcela, mas pagando menos
PRAZO MÁXIMO
Acordo prevê máximo de 20 dias para análise de auxílio emergencial
FÁTIMA DO SUL - BOLETIM CORONAVÍRUS
BOLETIM: Fátima do Sul tem mais 04 casos confirmados, sobe para 69 e tem 12 pacientes recuperados