Menu
SADER_FULL
quinta, 27 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Lázaro Ramos estará em Cafundó, filme exibido neste sábado na UFGD

24 Out 2009 - 08h47Por Fátima News, com Assessoria

O filme Cafundó será exibido gratuitamente às 17h deste sábado (24), no cine-auditório da Unidade1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Cafundó parte da história real de João de Camargo (ex-escravo cuja trajetória passa pela Guerra do Paraguai) para fazer um retrato dos afrodescendentes e da religiosidade sincrética brasileira.

 

 

Natural da região de Sorocaba (SP), Camargo se deslumbra com o mundo fora da escravidão e se casa com uma mulher branca. Ele passa a viver entre o quilombo local e a construção de uma igreja onde realiza milagres, misturando a fé católica a influências africanas.

 

 

A codireção de Clóvis Bueno se reflete no cuidado com a direção de arte e reconstituição de época, e a de Paulo Betti na direção de atores. Entre as estrelas do elenco estão Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Valéria Monã, Alexandre Rodrigues, Luis Melo, Chica Lopes, Flávio Bauraqui. Didático e com paisagens impressionantes, o filme é um documento precioso sobre a construção étnica e espiritual do povo brasileiro.

 

 

Antes da exibição do longa-metragem, o Cineclube apresentará o vídeo de abertura com o músico  Kristoff Silva (Itaú Cultural) e também o curta Labirinto, do Programa Diferenças. Labirinto traz visões de discos voadores e aparições de Nossa Senhora no sertão do Ceará. Um labirinto de mistérios que giram em torno das palavras “ver” e “acreditar”.

 

 

O músico Kristoff Silva nasceu nos Estados Unidos, em 1972, e é naturalizado brasileiro. É cantor, compositor e violonista. Começou a estudar violão na adolescência, em Belo Horizonte (MG), seguindo a escola erudita, e aproximou-se do popular depois de uma experiência com o grupo Uakti e de trabalhos com a cantora Alda Rezende. Acompanhou artistas como Caetano Veloso e Elza Soares e estreou no CD A Outra Cidade, em 2003, com os mineiros Pablo Castro e Makely Ka. Em sua música, flerta com o som produzido em São Paulo , nos anos 1980 e 1990, por artistas como Itamar Assumpção e o Grupo Rumo. Entre seus parceiros constantes de composição está o músico Luiz Tatit.

 

 

O cine-auditório está localizado na Rua João Rosa Góes, nº 1.761, Vila Progresso, mas a porta de entrada está na Rua Gustavo Pável.

 

 

 

Leia Também

SUBINDO
Brasil em 24 horas, foram registradas 487 mortes por Covid 19 e 183.722 novos casos registrados
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Quanto Falta para o Fim do Mundo?
TRAGÉDIA NA IGREJA
Confusão em culto termina com pastor e jovem mortos, 4 baleados e casa incendiada
SOB INVESTIGAÇÃO
Lutador é executado com 12 tiros, sua esposa esta grávida
SEU DINHEIRO
Qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras; saiba como
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio
ACASALAMENTO DE COBRAS
Casal sucuri acasalando em rio assusta e impressiona turistas; veja vídeo
MEIO AMBIENTE
O número médio anual de relâmpagos do país aumentará para 100 milhões
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, Brasil registrou mais 135.080 casos e 296 mortes por covid-19