Menu
SADER_FULL
sábado, 13 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Lázaro Ramos estará em Cafundó, filme exibido neste sábado na UFGD

24 Out 2009 - 08h47Por Fátima News, com Assessoria

O filme Cafundó será exibido gratuitamente às 17h deste sábado (24), no cine-auditório da Unidade1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Cafundó parte da história real de João de Camargo (ex-escravo cuja trajetória passa pela Guerra do Paraguai) para fazer um retrato dos afrodescendentes e da religiosidade sincrética brasileira.

 

 

Natural da região de Sorocaba (SP), Camargo se deslumbra com o mundo fora da escravidão e se casa com uma mulher branca. Ele passa a viver entre o quilombo local e a construção de uma igreja onde realiza milagres, misturando a fé católica a influências africanas.

 

 

A codireção de Clóvis Bueno se reflete no cuidado com a direção de arte e reconstituição de época, e a de Paulo Betti na direção de atores. Entre as estrelas do elenco estão Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Valéria Monã, Alexandre Rodrigues, Luis Melo, Chica Lopes, Flávio Bauraqui. Didático e com paisagens impressionantes, o filme é um documento precioso sobre a construção étnica e espiritual do povo brasileiro.

 

 

Antes da exibição do longa-metragem, o Cineclube apresentará o vídeo de abertura com o músico  Kristoff Silva (Itaú Cultural) e também o curta Labirinto, do Programa Diferenças. Labirinto traz visões de discos voadores e aparições de Nossa Senhora no sertão do Ceará. Um labirinto de mistérios que giram em torno das palavras “ver” e “acreditar”.

 

 

O músico Kristoff Silva nasceu nos Estados Unidos, em 1972, e é naturalizado brasileiro. É cantor, compositor e violonista. Começou a estudar violão na adolescência, em Belo Horizonte (MG), seguindo a escola erudita, e aproximou-se do popular depois de uma experiência com o grupo Uakti e de trabalhos com a cantora Alda Rezende. Acompanhou artistas como Caetano Veloso e Elza Soares e estreou no CD A Outra Cidade, em 2003, com os mineiros Pablo Castro e Makely Ka. Em sua música, flerta com o som produzido em São Paulo , nos anos 1980 e 1990, por artistas como Itamar Assumpção e o Grupo Rumo. Entre seus parceiros constantes de composição está o músico Luiz Tatit.

 

 

O cine-auditório está localizado na Rua João Rosa Góes, nº 1.761, Vila Progresso, mas a porta de entrada está na Rua Gustavo Pável.

 

 

 

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas