O filme Cafundó será exibido gratuitamente às 17h deste sábado (24), no cine-auditório da Unidade1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Cafundó parte da história real de João de Camargo (ex-escravo cuja trajetória passa pela Guerra do Paraguai) para fazer um retrato dos afrodescendentes e da religiosidade sincrética brasileira.
Natural da região de Sorocaba (SP), Camargo se deslumbra com o mundo fora da escravidão e se casa com uma mulher branca. Ele passa a viver entre o quilombo local e a construção de uma igreja onde realiza milagres, misturando a fé católica a influências africanas.
A codireção de Clóvis Bueno se reflete no cuidado com a direção de arte e reconstituição de época, e a de Paulo Betti na direção de atores. Entre as estrelas do elenco estão Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Valéria Monã, Alexandre Rodrigues, Luis Melo, Chica Lopes, Flávio Bauraqui. Didático e com paisagens impressionantes, o filme é um documento precioso sobre a construção étnica e espiritual do povo brasileiro.
Antes da exibição do longa-metragem, o Cineclube apresentará o vídeo de abertura com o músico Kristoff Silva (Itaú Cultural) e também o curta Labirinto, do Programa Diferenças. Labirinto traz visões de discos voadores e aparições de Nossa Senhora no sertão do Ceará. Um labirinto de mistérios que giram em torno das palavras “ver” e “acreditar”.
O músico Kristoff Silva nasceu nos Estados Unidos, em 1972, e é naturalizado brasileiro. É cantor, compositor e violonista. Começou a estudar violão na adolescência,
O cine-auditório está localizado na Rua João Rosa Góes, nº 1.761, Vila Progresso, mas a porta de entrada está na Rua Gustavo Pável.
Leia Também

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van

Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas

Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença

Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
