Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lançado O Projeto de Segurança Escolar em Bataguassu

11 Mar 2010 - 16h17

A Polícia Militar e Civil de Bataguassu juntamente com os diretores das escolas e creches da rede Pública Municipal, Estadual e Particular de Bataguassu/MS, lançaram nesta quarta-feira (10/03/2010) na sala de audiências da Câmara Municipal de O Projeto de Segurança Escolar.

 

Durante o Lançamento o Comandante da 2ª Companhia 1° Ten. QOPM J. Roberto explicou como funcionará o Projeto, frisando mais uma vez que a junção de esforços entre as instituições envolvidas deve ser diuturna, pois a prevenção é o caminho para a solução da criminalidade. “Chega de enxugar o chão com a torneira ligada, vamos cortar o mal pela raiz, conquistar nossas crianças e adolescentes antes que criminosos os aliciem para um caminho quase sempre sem volta”, destacou novamente o Comandante.

 

O delegado de Policia Civil Dr. Caravina assumiu seu compromisso com o Projeto dizendo que a sua delegacia estará abertas para o trabalho em conjunto frizando que contras a s drogas o melhor caminho é a prevenção “estamos numa guerra contra o craque”.

 

A Diretora da Escola Manoel da Costa Lima, Srª. Manoela falou em nome dos demais diretores expressando o contentamento de todos com o Projeto e vontade de que tudo de certo. A Supervisora de Gestão Escolar, Sr. Ieda, bem como a Secretária Municipal de Educação Sr. Maria, com ar de muita satisfação e expectativa que o projeto de certo, disseram que estão de comum acordo e que darão total apoio ao Projeto.

 

O Dr. Quirino Promotor atuante junto a Vara da Infância e Juventude chamou a atenção para o comprometimento de todos, pois a droga é um problema sério “vamos quebrar silêncio”, insistiu.

 

O Dr. Alessandro titular da Vara da Infância e Juventude de Bataguassu disse que a medida é muito importante e que está a disposição do Projeto, pois “os pais de hoje tendem a querer transferir o seu dever e educar e fiscalizar os filhos para nós Instituições Públicas”. Ao finalizar lembrou uma frase de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atras e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

 

A vereadora Preta Kotai, Presidente da Camara Municipal, muito emocionada disse estar muito feliz com o que presenciou nesta noite, “volto para casa outra pessoa, pois tenho filhos e quero fazer mais e melhor pela minha cidade, a câmara estará sempre a disposição” finalizou.

 

O Coronel Perlin, Comandante Regional da PM (8° Batalhão de Nova Andradina) parabenizou o trabalho e disse estar feliz com essa mobilização em Bataguassu não só como profissional, mas também por que possui família e amigos na cidade e sente a preocupação das Instituições Públicas em oferecer Segurança de qualidade.

 

A Patrulha Comunitária Escolar funcionará dentro e fora das escolas (imediações) coibindo todo e qualquer tipo de delito que possa atingir a comunidade escolar, já o PROERD será desatinada às crianças da 5ª série com aulas teóricas e praticas sobre o combate e prevenção ao uso de drogas.

 

Além dessas duas ações concretas de prevenção serão ainda efetuadas palestras sobre temas transversais ligados a área de Segurança por Policais Militares com qualificações específicas. Esclareceu o Oficial que apresentou os Policiais que estarão envolvidos no Projeto, 1° Sgt PM Aurélio (Comandante do Policiamento Escolar e Coordenador do PROERD); Sd PM Franco (Instrutor do PROERD), Sd PM Simoni (Comandante da Patrulha Comunitária Escolar) e Sd PM Cristaldo (Motorista da Patrulha Comunitária Escolar).

 

A Patrulha Comunitária Escolar começou a operar na última segunda feira (08/03/2010). Já o início das aulas do PROERD está prevista ainda para esse mês de março, dependendo tão somente da entrega das cartilhas pela Coordenadoria Estadual do Proerd em Campo Grande , tendo em vista que os dias e horários da s aulas já estão acertados com a direção de cada escola.

 

O Projeto abrangerá todo o município sendo que o PROERD será realizado no primeiro semestre na sede do município e no Distrito de Nova Porto XV e assentamentos no 2° semestre do ano corrente.

 

Ao finalizar o lançamento do Projeto, o Comandante da PM, juntamente com o Delegado de Polícia Civil local anunciaram que o próximo passo é a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública:

 

“Para que assim possamos estabelecer um real canal de comunicação entre as Policiais e todos os entes organizados, sejam eles da administração pública ou sociedade civis organizadas, nosso foco é cada cidadão de bem dessa cidade, queremos ouvi-los e juntos identificar, priorizar e resolver os Problemas da Segurança Pública em nossa cidade”, finalizaram.

 

Na ocasião estiveram presentes diretores, coordenadores e professores das escolas e creches do município (públicas e particulares), bem como do Delegado da Polícia Civil, Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e o Comandante do 8° BPM de Nova Andradina Ten. Cel Perlin.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho