Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Laboratórios de saúde pública passam certificação e funcionários são treinados

14 Abr 2011 - 11h02Por Agência Brasil

O projeto de capacitação dos profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), que iniciou sua última etapa hoje (13), no Rio de Janeiro, vai melhorar o sistema de qualidade desses laboratórios e ampliar a competitividade da indústria nacional. A avaliação foi feita à Agência Brasil pela coordenadora do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Cleila Pimenta.

Os técnicos dos Lacens estão sendo capacitados como parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), fruto de acordo de cooperação entre o Brasil e a União Europeia. O trabalho é uma iniciativa da ABDI, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até agora, já foram capacitados cerca de 170 profissionais.

Esse é o primeiro passo de um projeto mais amplo, de acreditação (sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços) dos laboratórios. O trabalho será desenvolvido pela ABDI, Anvisa e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “Primeiro, a gente vai capacitar e ter um diagnóstico dos laboratórios quanto à ISO [norma internacional de qualidade] e, posteriormente, a gente vai traçar um novo plano para acreditação desses laboratórios, que fazem o monitoramento de produtos no mercado”.

Cleila Pimenta explicou que a implantação do sistema ISO de qualidade nos laboratórios agiliza o processo de retirada de produtos fora de conformidade do mercado. “Você tem um laboratório confiável e qualificado, pronto para fazer esse tipo de análise. Assim, você viabiliza o controle do mercado com a ação dos Lacens”.

A coordenadora informou que, indiretamente, o cidadão brasileiro será beneficiado pelo projeto que visa a implantar nos Lacens, a partir de agora, um sistema de gestão da qualidade. “Com isso, você pode confiar mais nos produtos que estão circulando, já que eles passam por um programa de monitoramento, de avaliação da qualidade”.

Isso significa que os laboratórios poderão oferecer melhores serviços para a população, no que diz respeito ao monitoramento da qualidade de medicamentos, alimentos, produtos para a saúde, como próteses e órteses, água para hemodiálise e, inclusive, cosméticos, conforme destacou a especialista.

No caso do Rio de Janeiro especificamente, Cleila destacou a importância da melhoria da gestão da qualidade dos Lacens em relação aos alimentos, tendo em vista a realização de megaeventos esportivos no estado. “Nesse momento em que se pensa em Copa, em Olimpíadas, você ter um mercado que oferece produtos de qualidade é fundamental”.

O programa de capacitação no Rio se estende até amanhã (14), beneficiando também profissionais das coordenações de vigilância sanitária da Região Sudeste. Em seguida, o projeto irá para o Sul, onde será desenvolvida a fase do projeto de avaliação do laboratório à norma internacional de qualidade ISO 17025, reconhecida internacionalmente para sistemas de gestão de qualidade de laboratórios.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto