Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Klabin compra terras no MS, mas descarta fábrica no Estado

16 Fev 2010 - 06h25Por MS Notícias

A Klabin comprou fazendas no Mato Grosso do Sul, levantando suspeitas do interesse da tradicional fabricante de papel em abrir uma nova fronteira no Centro-Oeste.

A empresa adquiriu duas fazendas em Inocência (MS), município a 320 quilômetros à leste da capital do Estado, Campo Grande. As propriedades, antes usadas para a criação de gado, já possuem plantios de eucaliptos.

As fazendas Barraca e Sobradinho foram compradas por meio de uma subsidiária integral da Klabin, a Timber Holdings. Empresas de papel e celulose costumam adquirir propriedades rurais com nomes diferentes de forma a evitar a disparada no preço de terras.

"Eles já fizeram o recolhimento do ITBI (imposto sobre a transmissão de bens imóveis", disse o secretário de finanças de Inocência, Gilmarez Leal.

Em 2009, a Fibria e a International Paper deram largada a grandes projetos de expansão do setor na região Centro-Oeste, inaugurando, respectivamente, fábricas de celulose e papel no município de Três Lagoas (MS).

A Klabin tem o interesse em garantir o abastecimento de matéria-prima para seus projetos de expansão. A centenária companhia planeja investir em uma nova fábrica de produção de papel-cartão, utilizado em embalagens do tipo longa vida.

Para suprir a produção da fábrica de papel, a empresa poderá erguer uma unidade de celulose que também atenderia o mercado externo.

A Klabin disse, por meio de sua assessoria, que "realiza atividades de pesquisa florestal" no Mato Grosso do Sul e "não tem planos para instalação de uma fábrica de celulose na região".

Uma pessoa ligada à empresa disse que não há definição sobre o projeto. "Nem investimentos, sequer lugar (estão definidos)", disse a fonte, lembrando que o Estado do Paraná é o preferencial da empresa, onde estão as maiores unidades da Klabin.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto
LARVAS
Vídeos mostram peixes frescos recheados de vermes; veja
REVOLTANTE
Bandidos invadem casa atirando e matam garota de 13 anos