Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Juventus, Lazio e Fiorentina caem à Série B; Milan escapa

14 Jul 2006 - 16h26
O Tribunal Disciplinar da Federação Italiana de Futebol anunciou, nesta sexta, a queda de Juventus, Lazio e Fiorentina para a Série B do Campeonato Italiano. O Milan escapou do rebaixamento, mas fica fora da Copa dos Campeões da temporada 2006/2007.

Todos os clubes foram punidos devido ao envolvimento no escândalo dos jogos manipulados do Campeonato Italiano.

A equipe da Juventus, além do rebaixamento, perdeu os títulos das temporadas 2004/2005 e 2005/2006, e inicia o próximo torneio da Série B com menos 30 pontos.

A Lazio inicia na segunda divisão com menos 7 pontos e a Fiorentina com menos 12. Ambas caíram para a última colocação no campeonato da Série A em 2005/2006.

O Milan, que conseguiu sua permanência na principal divisão da Itália, começa a próxima temporada da Série A com déficit de 15 pontos.

Sem participar da Copa dos Campeões, o Milan deve perder um valor em torno de 30 milhões de euros (cerca de R$ 83 milhões) relativos aos direitos de participação e transmissão de TV ligados ao torneio.

Na temporada passada, quando foi vice-campeão, o Milan obteve 88 pontos. No entanto, perdeu 44 pontos e ficou com 44 na classificação final, desabando para a 11ª colocação.

Os jogadores Kaká e Cafu, que atuam pela equipe rubro-negra foram procurados pela reportagem do Terra Esportes, mas não quiseram se manifestar, já que ainda cabe recurso sobre a decisão.

Quem acabou sendo beneficiado com as sanções, foram Inter de Milão e Roma, que vão disputar direto a fase de grupos da Copa dos Campeões. Chievo e Palermo irão jogar a fase eliminatória do torneio.

Com o rebaixamento das três equipes, Messina, Lecce e Treviso ascendem à Série A da temporada 2006/2007.

Dirigentes

Os ex-dirigentes da Juventus Luciano Moggi e Antonio Giraudo foram suspensos por cinco anos de qualquer atividade esportiva no país. A Corte de Apelação puniu Adriano Galliani, vice-presidente do Milan e presidente da Liga de Futebol da Itália, com um ano de suspensão dos cargos que ocupa.

Diego Della Vale, proprietário da Fiorentina, foi sancionado com quatro anos de inabilitação e uma multa de 30 mil euros. Seu irmão Andrea, presidente do clube, sofreu pena de três anos e seis meses, assim como Claudio Lotito, proprietário e presidente da Lazio.

Franco Carraro, ex-presidente da Federação Italiana, e o árbitro Massimo De Santis, sofreram condenação de quatro anos e seis meses de inabilitação cada um. Já o ex-dirigente da Comissão de Arbitragem Pierluigi Pairetto e o ex-presidente da Associação de Árbitros Tulio Lanese foram sancionados com dois anos e seis meses de inabilitação.

Os envolvidos podem recorrer das sentenças da Corte de Apelação da Federação Italiana de Futebol na Corte Federal, segunda e última instância esportiva responsável pelo julgamento de casos do "calcio".

 

Terra 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis