Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Juros para empréstimo pessoal têm alta em dezembro

12 Dez 2006 - 07h45
A taxa média de juros para empréstimo pessoal apresentou alta de 0,06 ponto percentual, passando de 5,31% ao mês em novembro para 5,37% ao mês em dezembro, segundo pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP. Segundo a fundação, a alta interrompe a série de quatro meses de reduções consecutivas na taxa, e vai na contramão da trajetória de queda da taxa básica de juros,a Selic (atualmente em 13,25% ao ano). O Procon salientou, no entanto, que "essa inversão é resultado da alta promovida por apenas dois bancos da amostra".

As duas instituições que alteraram seus juros para empréstimo pessoal foram o banco Real, cuja taxa aumentou de 5,9% para 6,5% em dezembro, uma variação de 10,17% ante novembro (0,60 ponto percentual); e a Caixa Econômica Federal, cuja taxa passou de 4,62% para 4,68% ao mês no mesmo período, uma alta de 1,3% na mesma base de comparação (0,06 ponto percentual). Já o Banco do Brasil reduziu sua taxa de 4,65% para 4,62%, um decréscimo de 0,65% em relação a novembro (0,03 ponto percentual). Os outros bancos não alteraram suas taxas.

Com o aumento dos juros para empréstimo pessoal, o banco Real apresentou a maior taxa de dezembro (6,5% ao mês), enquanto a Nossa Caixa ficou com a taxa mais baixa do mês (4,25% ao mês).

Segundo a pesquisa da Fundação Procon-SP, a taxa média do cheque especial permaneceu praticamente inalterada entre novembro e dezembro, caindo de 8,153% ao mês para 8,150%. Essa redução foi reflexo da queda da taxa do Banco do Brasil, que também alterou seus juros para cheque especial. A taxa da instituição caiu de 7,73% para 7,70% ao mês no período, uma variação de 0,39% na comparação com novembro. Os outros bancos não alteraram suas taxas.

No cheque especial, o HSBC e o Itaú apresentaram as maiores taxas no mês (8,47% ao mês), e a Caixa Econômica Federal teve a menor taxa (7,2% ao mês).

O levantamento divulgado nesta segunda-feira foi realizado no dia 1º de dezembro em dez instituições financeiras: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco.

Os técnicos da Fundação Procon-SP destacam que, em virtude da possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal pelo prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses como base, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Os dados coletados referem-se a taxas máximas prefixadas para clientes não-preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS