Menu
SADER_FULL
sexta, 3 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Juros do cheque especial têm leve alta em janeiro de 2010

18 Jan 2010 - 13h37Por MS Notícias

O uso do cheque especial ficou 0,01% mais caro, em janeiro. A taxa média passou dos 8,78% fixados em dezembro para 8,79% neste mês. O percentual é o mesmo verificado entre os meses de agosto e novembro de 2009. Os juros cobrados do empréstimo pessoal permanecem em 5,17% ao mês desde novembro de 2009.

Os dados constam da pesquisa do Procon de São Paulo, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no levantamento feito em dez bancos: do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

Segundo a pesquisa, a Caixa foi a única a elevar a taxa do cheque especial, passando a cobrar 6,75% ante 6,72%, em dezembro, com alta de 0,03 ponto percentual. Na comparação com janeiro de 2009, caíram tanto os juros do empréstimo pessoal (0,84 ponto percentual) quanto do cheque especial (0,46 ponto percentual).

Em nota, o Procon informou que esse cenário não deve mudar a curto prazo, como indicam as análises do Comitê de Política Monetária (Copom). Na última reunião do colegiado, realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, o Copom decidiu manter em 8,75% a taxa básica de juros, a Selic, e “desenhou um cenário favorável para a inflação, afastando a possibilidade de alta a curto prazo”. O comunicado destaca que, pelas projeções do mercado financeiro, alterações só devem ocorrer a partir do segundo semestre.

O Procon alerta que nessa época do ano o orçamento é sempre mais apertado por conta dos impostos, taxas, matrículas e despesas com material escolar, o que leva o consumidor a desequilibrar as finanças.

A recomendação do órgão é de que “se deve priorizar o pagamento de dívidas; procurar modalidades de crédito mais baratas e, se possível, usar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo, já que é uma das formas de crédito mais caras do mercado”.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio