As taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial apresentaram leve alta em janeiro, de acordo com o Procon-SP. Para empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,34% ao mês, superior aos 5,27% vistos em dezembro. Já na modalidade cheque especial, os juros médios subiram de 9,12% ao mês para 9,13%.
O Bradesco foi o único banco que aumentou ambas as taxas. O levantamento envolveu as instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
A expectativa do mercado é a de que o cenário de estabilidade nos juros mude. Preocupado com o ritmo de crescimento do consumo e seu impacto nos rumos da inflação, o Banco Central anunciou no final do ano passado algumas medidas para frear a expansão do crédito, entre as quais o aumento da alíquota do recolhimento compulsório dos bancos sobre os depósitos à vista e a prazo, além da imposição de limites para a concessão de empréstimos ao consumo de longo prazo.
Com exigências maiores para emprestar, os bancos poderão repassar o aumento de custos para o consumidor, que terá de encarar taxas de juros mais altas e prazos menores de financiamento.
O início de ano é um período sazonalmente marcado pelo aperto no orçamento das famílias brasileiras. Passadas as festas de final de ano, o consumidor se vê diante das faturas do cartão de crédito, além de despesas com IPVA, IPTU, matrículas, material escolar, entre outras. É preciso ter cautela ao contratar empréstimos para fazer frente a essas despesas, evitando recorrer ao limite do cheque especial, que detém uma das taxas mais altas do mercado. Se o empréstimo for realmente necessário, o consumidor deve pesquisar as modalidades de crédito mais baratas e priorizar sempre o pagamento das dívidas, antes de ceder a eventual impulso consumista.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
Mais Lidas

Culturama chora pela morte de Luciana, ela sofreu acidente em Fátima do Sul e não resistiu

Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Baile dos Namorados do Floresta Clube é marcado por noite memorável em Fátima do Sul

VEJA AS FOTOS DESSE SEXTA FEIRA 13 NA EXPORAMA 2025 RODEIO, SHOW E EMOÇÃO NOS 60 ANOS DE CULTURAMA
