Os juros cobrados pelos bancos em suas operações com pessoas físicas, que haviam recuado para 43,6% ao ano em setembro, a menor taxa da história, voltaram a subir em outubro, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central.
No mês passado, de acordo com a autoridade monetária, a taxa média de juros dos bancos em suas operações com pessoas físicas avançou 0,6 ponto percentual, para 44,2% ao ano. Foi a primeira elevação desde novembro do ano passado.
Em outubro, segundo o BC, também subiram os juros médios de todas as operações de crédito dos bancos. A taxa geral média de juros bancários, para operações com recursos livres, passou de 35,3% ao ano em setembro para 35,6% ao ano em outubro.
O BC informou ainda que os juros cobrados pelos bancos em suas operações com empresas também subiram em outubro, para 26,5% ao ano. Em setembro, estavam em 26,3% ao ano.
Linhas de crédito
Na contramão do aumento dos juros bancários de pessoas físicas, o BC informou que as taxas cobradas pelos bancos nas operações com o cheque especial caíram em outubro. No mês passado, a taxa média somou 160% ao ano, contra 162,7% ao ano em setembro. Mesmo com o recuo, os juros ainda estão extremamente elevados.
Entretanto, a taxa subiu para as operações de crédito pessoal. Neste caso, avançou de 44,7% ao ano em setembro para 45,7% ao ano em outubro. Para a compra de automóveis, os juros avançaram de 24,9% para 25,6% ao ano de setembro para outubro.
No caso das linhas de crédito de empresas, a taxa para desconto de duplicata passou de 40,4% em setembro para 40,9% ao ano em outubro. Para capital de giro, os juros médios dos bancos subiram de 30,5% ao ano, em setembro, para 31,1% as ano em outubro.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

Super Missionários de luto pelo falecimento da guerreira Sandra Alencar em Culturama

Fátima do Sul se despede da Maria do Carmo, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
