Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Juiz federal autoriza UFGD a prorrogar contratos do HU

26 Nov 2009 - 07h48Por Diário MS
A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) chegou ontem à noite a um acordo com a Justiça Federal, MPF (Ministério Público Federal) e MPE (Ministério Público Estadual) e foi autorizada a renovar por mais um ano o contrato dos funcionários do HU – contratados pela Fundação Municipal de Saúde e cedidos ao hospital.

Em setembro deste ano, o juiz Massimo Palazzolo, da 1ª Vara da Justiça Federal, determinou que a UFGD realizasse o concurso público para o HU ainda este ano, com posse dos aprovados até 1º de janeiro de 2010. A decisão ocorreu a pedido do MPF, que questiona os contratos estabelecidos através da Fundação Municipal de Saúde, ligada à prefeitura. Outro item levado em conta para a decisão é o ‘prazo de validade’ dos contratos, que vencem em 31 de dezembro.

Atualmente, todos os 600 funcionários que atuam no HU foram contratados temporariamente, através de um processo seletivo realizado no ano passado pela Prefeitura de Dourados, e cedidos para o hospital. O contrato de cessão dos funcionários municipais – aprovado pelo Ministério Público em caráter emergencial – termina em dezembro de 2009 e, de acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelas partes na época, não poderia ser prorrogado.

O reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, disse ontem à noite ao Diário MS que a audiência entre representantes da UFGD, MPF, MPE, MPT (Ministério Público do Trabalho), representantes do MEC e do Ministério do Planejamento e procuradoria do HU durou cinco horas. Ficou definido que o Ministério da Educação autorizará a realização do concurso para contratação de servidores efetivos para o hospital até 4 de dezembro.

A expectativa é de que o edital do concurso seja publicado pelo governo federal até o dia 20 de dezembro. Pelo acordo, a UFGD se comprometeu em homologar o processo seletivo até junho de 2010 e partir desta data passar a dar posse aos aprovados. “Fomos autorizados a renovar os contratos dos atuais servidores por mais 12 meses. No entanto, esse prazo foi indicado por uma questão de segurança, já que pretendemos dar posse aos aprovados no concurso bem antes do término do contrato. Pelo acordo, a UFGD ficará livre para substituir os contratados pelo concursados durante todo o período de vigência do novo contrato”, afirmou Damião.

Com o acordo, a Justiça Federal anulou os efeitos da liminar que determinava a realização do concurso até o final deste ano e também extinguiu a ação judicial que tratava do caso. “Após longa conversamos, conseguir chegar a acordo que vai atender todas as partes envolvidas neste processo. Desta forma, estamos seguros que o concurso público será realizado em curto espaço de tempo e que durante este período o hospital não sofrerá nenhuma interferência em seu funcionamento”, disse o reitor da UFGD.

O concurso público para a contratação de pessoal para a HU vai oferecer um total de 548 vagas, sendo 202 para profissionais de nível superior e 346 de nível intermediário.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS