Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 21 de janeiro de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Juiz critica Anvisa e libera câmara de bronzeamento artificial

14 Jan 2010 - 10h04Por Revista Consultor Jurídico

 
As câmaras de bronzeamento artificial só podem ser proibidas por lei. Com base nesse entendimento, o juiz Jurandi Borges Pinheiro, da 4ª Vara Cível de Porto Alegre concedeu antecipação de tutela para suspender os efeitos da Resolução 56/09, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em relação à Associação Brasileira de Bronzeamento Artificial e suas filiadas.

A resolução proibiu a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e uso de equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética.

A proibição foi baseada na classificação das radiações ultravioletas como cancerígenas pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), ligada à Organização Mundial de Saúde.

“A Resolução RDC 56/09 da Anvisa, fundada em critérios desconhecidos utilizados pela Iarc para afirmar que a exposição a raios ultravioletas possui evidências suficientes para considerá-la carcinogênica para humanos desborda do princípio da razoabilidade porque não informa o tempo de exposição necessário para o desenvolvimento da doença”, entendeu o juiz.

O juiz, que adotou decisão do juiz Altair Antonio Gregório, da 6ª Vara Federal em Porto Alegre e que também analisou o assunto, criticou ainda, o modo como a Anvisa decidiu o tema.

“Da forma como foi redigida a Resolução e da forma como se pretende aplicá-la, sem que haja a especificação dos limites de tolerância, é possível imaginar que chegará o dia em que a Anvisa proibirá que os seres humanos transitem sob a luz do sol, pois esse é - deveras - o maior elemento gerador de raios ultravioleta do meio”, disse. Com informações da Assessoria de Imprensa da Justiça Federal no RS.Processo 0001024-08.2010.404.7100/RS

Leia Também

ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia