Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Juiz afasta 8 deputados de processo de impeachment de Arruda

21 Jan 2010 - 05h15Por Terra

O juiz Vinícius Santos Silva, da 7ª Vara de Fazenda Pública, determinou o afastamento de oito deputados distritais e dois suplentes de qualquer atividade relacionada ao processo de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DFT) havia afirmado que os parlamentares eram citados no processo do Superior Tribunal de Justiça (STF) sobre o mensalão do DEM e, por isso, seriam suspeitos de julgar o governador.

Os deputados citados no processo são, segundo os autos divulgados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Eurides Brito (PMDB), Júnior Brunelli (PSC), Leonardo Prudente (DEM), Rogério Ulisses (PSB), Roney Nemer (PMDB). Os suplentes Berinaldo Pontes (PP) e Pedro do Ovo (PRP) também aparecem no processo.

A decisão afirma que todos os suplentes que não sejam suspeitos devem ser convocados para atuar "exclusivamente" no processo de impeachment. O magistrado ressaltou que os oito deputados titulares suspeitos equivalem a um terço da Câmara Legislativa do DF, composta por 24 parlamentares. Para uma eventual aprovação, segundo o juiz, seria necessária uma votação unânime dos outros 16 deputados. "Isso considerando que os dois suplentes suspeitos/impedidos não participem, pois se participarem, teremos fulminado o quorum para deliberação, pois somaríamos dez deputados suspeitos", disse.

Na decisão, o juiz Vinícius Silva diz que a essência do impeachment está na "forte representatividade da soberania popular". Mas afirma que a possibilidade de voto dos deputados suspeitos estaria "eivada de vícios".

Entenda o caso
O mensalão do governo do DF, cujos vídeos foram divulgados no final de 2009, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".

As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda