Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Jovens voltam à escola para estudar em Curso Agrotécnico em Ivinhema

8 Out 2009 - 14h19Por Notícias.MS

Jovens do município de Ivinhema estão voltando para as salas de aula para estudar no Curso Agrotécnico, oferecido na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira. É que a unidade escolar oferece diversos cursos técnicos com a oportunidade de trabalho numa região produtora de fruticultura. Hoje (08) o governador André Puccinelli foi até à escola e inaugurou a “Sala de Industrialização”. Foram investidos na construção do espaço R$ 65 mil que vai garantir o processamento de frutas, derivados de leite e carne.

O curso é oferecido para alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio. A escola está localizada na Vila Cristina, dentro da Gleba Ubiratan, na área rural da cidade. O projeto que tem parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal tem feito com mesmo aqueles alunos que já terminaram o ensino médio voltassem para as salas de aula.

O aluno Odair José dos Santos, de 21 anos, já concluiu o ensino médio, mas quis voltar para aproveitar a oportunidade de fazer carreira no segmento da agropecuária. “Estou no segundo ano do ensino médio e já penso em entrar para a faculdade que tenha a ver com esta área. Gostei de ter voltado a estudar”, ressaltou.

A iniciativa do governo do Estado em construir a Sala de Industrialização para os alunos foi recebida pelos alunos com comemoração. “Com esta sala, vamos aproveitar toda a produção e evitar desperdícios. Gosto da área agrícola, principalmente da fruticultura, mas quero fazer faculdade de zootecnia”, disse o aluno do primeiro ano do Ensino Médio, Claudinei Pereira Celestino, de 22 anos.

O diretor da escola, Clailton Gomes disse que, “a sala de industrialização será importante para o trabalho de preparação destes jovens no mercado de trabalho. Aqui eles serão capacitados e esta parceria fortalece a educação no município. A escola vai preparar estes alunos como verdadeiros profissionais”, garantiu.

Durante a solenidade de inauguração o governador André Puccinelli recebeu dos alunos uma cesta com produtos da região. Na escola, são realizadas também pesquisas de produção de mandioca para a produção de etanol, além de um trabalho com ovinos e do programa Balde Cheio, em parceira com a Seprotur e a Agraer que fomentam a pecuária leiteira. Através de uma parceria entre a Embrapa e a Agraer, são realizados estudos com o café na escola.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança