Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Jovem não tinha atestado médico para fazer bronzeamento

30 Mar 2007 - 05h38
A estudante de hotelaria Andréa Santos Lindner, de 34 anos, que ficou com 98% do corpo queimado depois de se submeter a sessões de bronzeamento artificial, não tinha autorização médica para o tratamento. O atestado é uma das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Marly Machado, dona da clínica, disse aos policiais que interditaram a câmara de bronzeamento na quarta-feira que desconhecia essa regra da Anvisa", afirmou o delegado Marcos Cipriano, da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP). "É difícil acreditar que essas normas são ignoradas por quem trabalha no ramo".

A Anvisa exige o atestado médico porque a exposição aos raios ultravioletas pode desencadear doenças, como câncer de pele. O uso de alguns tipos de medicamentos, seguido de exposição à radiação, também pode provocar reações.

Nesta quinta-feira, 29, durante vistoria da Vigilância Sanitária municipal, Marly deu outra versão aos técnicos da prefeitura. "Ela disse que o atestado é apresentado e devolvido à cliente", afirmou a diretora da Vigilância Sanitária em Serviços e Produtos para Saúde, Juliane Musacchio.

A esteticista deixou de apresentar outros documentos, como o termo de ciência dos riscos, que os clientes devem assinar, e o cadastro com duração e intervalo entre as sessões. O médico responsável pelo Centro de Estética Marly Machado foi intimado para comparecer à Vigilância Sanitária e entregar os documentos. A clínica continua parcialmente interditada.

Sessões

O marido de Andréa, o consultor de empresas Antônio Gadelha, informou que ela passou por duas sessões, nos dias 14 e 15 de março, o que é proibido pela Anvisa, que exige intervalo de 48 horas entre as aplicações.

Na quarta-feira, o advogado Diogo Souza disse que a estudante só foi atendida na clínica no dia 14 e informou que havia solicitado fitas de segurança para comprovar que Andréa não esteve lá nos dias posteriores. Souza deixou o caso. Nesta quinta Marly deu outra versão à Vigilância Sanitária municipal - apresentou uma agenda de marcação, em que constava o nome de Andréa nos dias 14 e 16.

"Não recebi nenhuma fita de segurança. Marly deveria prestar depoimento hoje (ontem), mas o novo advogado pediu um prazo. Não sei qual será a nova linha de defesa", afirmou Cipriano. O delegado desencadeou ontem a Operação Narciso. Duas equipes da DRCCSP vistoriaram clínicas e consultórios de estética.

Não foram encontradas irregularidades. A operação prossegue hoje. Andréa continua internada em estado grave no Hospital Quinta D´Or, onde chegou há 14 dias. A estudante respira por aparelhos e está em coma induzido para que possa suportar a dor.

O Estado procurou Marly Machado e seu novo advogado. No centro de estética, a atendente disse que a proprietária não falaria sobre o caso e também não informou o nome do novo advogado que assumiu o caso.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS