Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Jovem de MS é escolhido para o programa Jovens Embaixadores

26 Out 2009 - 08h04Por Fátima News, com Assessoria
O estudante André Macchionese Júnior, de 17 anos, é o Jovem Embaixador de Mato Grosso do Sul escolhido pela embaixada americana para uma viagem de intercâmbio de duas semanas para os Estados Unidos. André é aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, de Campo Grande, e foi o único selecionado entre quatro sul-mato-grossenses que obtiveram os melhores resultados nas avaliações realizadas em nível regional.

O Jovem Embaixador de Mato Grosso do Sul é um dos 35 escolhidos entre estudantes de escolas públicas de todo o País. De acordo com a embaixada americana no Brasil, mais de quatro mil estudantes, de 54 instituições de ensino, participaram da seleção. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio da Coordenadoria de Educação Básica (Coeb), ficou responsável pelas inscrições, encaminhamento de toda a documentação necessária dos candidatos e da aplicação das provas escrita e oral.

Para André, as etapas de seleção não foram as que mais lhe causaram preocupação. “Foi mais o nervosismo”, avalia. Ainda sem acreditar que foi o escolhido para a viagem de intercâmbio cultural, o estudante afirma que a persistência e o empenho nos estudos foram os maiores responsáveis pela importante conquista. “Acredito que tenha sido o escolhido devido a muita dedicação e muita fé”, acrescenta.

Um dos quesitos para participar da seleção dos jovens embaixadores é que o candidato tenha domínio da língua inglesa. “Eu sei inglês mas nunca fiz curso, aprendi assistindo filmes na TV e pela internet”, afirma. O jovem ficou sabendo do programa Jovens Embaixadores em sua escola, recebeu apoio da professora para algumas avaliações.

Sobre a viagem, André tem as melhores expectativas possíveis. “Será minha primeira grande viagem e o que eu quero é aprender muito com eles”, comenta, se referindo aos estudantes americanos, com quem terá a oportunidade de trocar experiências culturais e educacionais.

O embarque para os Estados Unidos está programado para o dia 8 de janeiro e o retorno ao Brasil deve acontecer no dia 31. Segundo a embaixada americana, os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital estadunidense, Washington, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações.

Nas duas semanas seguintes, os estudantes irão para um Estado norte-americano para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente. Eles também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.

Os jovens que participam do programa Jovens Embaixadores têm entre 15 e 18 anos, são alunos do ensino médio de escolas públicas, possuem desempenho escolar excelente e participam de atividades de voluntariado (engajamento social).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul