Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

Jovem de MS é escolhido para o programa Jovens Embaixadores

26 Out 2009 - 08h04Por Fátima News, com Assessoria
O estudante André Macchionese Júnior, de 17 anos, é o Jovem Embaixador de Mato Grosso do Sul escolhido pela embaixada americana para uma viagem de intercâmbio de duas semanas para os Estados Unidos. André é aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, de Campo Grande, e foi o único selecionado entre quatro sul-mato-grossenses que obtiveram os melhores resultados nas avaliações realizadas em nível regional.

O Jovem Embaixador de Mato Grosso do Sul é um dos 35 escolhidos entre estudantes de escolas públicas de todo o País. De acordo com a embaixada americana no Brasil, mais de quatro mil estudantes, de 54 instituições de ensino, participaram da seleção. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio da Coordenadoria de Educação Básica (Coeb), ficou responsável pelas inscrições, encaminhamento de toda a documentação necessária dos candidatos e da aplicação das provas escrita e oral.

Para André, as etapas de seleção não foram as que mais lhe causaram preocupação. “Foi mais o nervosismo”, avalia. Ainda sem acreditar que foi o escolhido para a viagem de intercâmbio cultural, o estudante afirma que a persistência e o empenho nos estudos foram os maiores responsáveis pela importante conquista. “Acredito que tenha sido o escolhido devido a muita dedicação e muita fé”, acrescenta.

Um dos quesitos para participar da seleção dos jovens embaixadores é que o candidato tenha domínio da língua inglesa. “Eu sei inglês mas nunca fiz curso, aprendi assistindo filmes na TV e pela internet”, afirma. O jovem ficou sabendo do programa Jovens Embaixadores em sua escola, recebeu apoio da professora para algumas avaliações.

Sobre a viagem, André tem as melhores expectativas possíveis. “Será minha primeira grande viagem e o que eu quero é aprender muito com eles”, comenta, se referindo aos estudantes americanos, com quem terá a oportunidade de trocar experiências culturais e educacionais.

O embarque para os Estados Unidos está programado para o dia 8 de janeiro e o retorno ao Brasil deve acontecer no dia 31. Segundo a embaixada americana, os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital estadunidense, Washington, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações.

Nas duas semanas seguintes, os estudantes irão para um Estado norte-americano para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente. Eles também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.

Os jovens que participam do programa Jovens Embaixadores têm entre 15 e 18 anos, são alunos do ensino médio de escolas públicas, possuem desempenho escolar excelente e participam de atividades de voluntariado (engajamento social).

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta