Menu
SADER_FULL
terça, 7 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Jovem de MS é escolhido para o programa Jovens Embaixadores

26 Out 2009 - 08h04Por Fátima News, com Assessoria
O estudante André Macchionese Júnior, de 17 anos, é o Jovem Embaixador de Mato Grosso do Sul escolhido pela embaixada americana para uma viagem de intercâmbio de duas semanas para os Estados Unidos. André é aluno do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, de Campo Grande, e foi o único selecionado entre quatro sul-mato-grossenses que obtiveram os melhores resultados nas avaliações realizadas em nível regional.

O Jovem Embaixador de Mato Grosso do Sul é um dos 35 escolhidos entre estudantes de escolas públicas de todo o País. De acordo com a embaixada americana no Brasil, mais de quatro mil estudantes, de 54 instituições de ensino, participaram da seleção. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio da Coordenadoria de Educação Básica (Coeb), ficou responsável pelas inscrições, encaminhamento de toda a documentação necessária dos candidatos e da aplicação das provas escrita e oral.

Para André, as etapas de seleção não foram as que mais lhe causaram preocupação. “Foi mais o nervosismo”, avalia. Ainda sem acreditar que foi o escolhido para a viagem de intercâmbio cultural, o estudante afirma que a persistência e o empenho nos estudos foram os maiores responsáveis pela importante conquista. “Acredito que tenha sido o escolhido devido a muita dedicação e muita fé”, acrescenta.

Um dos quesitos para participar da seleção dos jovens embaixadores é que o candidato tenha domínio da língua inglesa. “Eu sei inglês mas nunca fiz curso, aprendi assistindo filmes na TV e pela internet”, afirma. O jovem ficou sabendo do programa Jovens Embaixadores em sua escola, recebeu apoio da professora para algumas avaliações.

Sobre a viagem, André tem as melhores expectativas possíveis. “Será minha primeira grande viagem e o que eu quero é aprender muito com eles”, comenta, se referindo aos estudantes americanos, com quem terá a oportunidade de trocar experiências culturais e educacionais.

O embarque para os Estados Unidos está programado para o dia 8 de janeiro e o retorno ao Brasil deve acontecer no dia 31. Segundo a embaixada americana, os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital estadunidense, Washington, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações.

Nas duas semanas seguintes, os estudantes irão para um Estado norte-americano para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente. Eles também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.

Os jovens que participam do programa Jovens Embaixadores têm entre 15 e 18 anos, são alunos do ensino médio de escolas públicas, possuem desempenho escolar excelente e participam de atividades de voluntariado (engajamento social).

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança