Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

José Tibiriçá escreve sobre a implantação da Ferroeste

17 Fev 2011 - 16h05Por José Tibiriçá

Estou dando este nome, porque ainda não temos um nome oficial e que pela sua posição geográfica, ela se dirigirá para o oeste, ou seja, em direção ao Estado do Paraná. Segundo a imprensa publicou, a implantação da Ferrovia Norte-Sul (Ferrovia do Pantanal), com 750 quilômetros de extensão, ligará o Mato grosso do Sul ao Estado vizinho Paraná, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Imagino que agora também com a interferência dos dois governadores interessados na obra, com o apoio da nossa bancada na câmara e senado, dos dois estados, ela poderá sair do papel.

Aproveitando o gancho da notícia, gostaria de lembrar que temos um deputado federal nascido em Maracaju, Reinaldo Azambuja, à beira dos trilhos da antiga noroeste, que poderia ir além, reivindicar a criação do Trem do Tereré. Publiquei um artigo há cerca de dois anos com este título, tratando do assunto, inclusive fiz uma provocação a ele que encampasse a idéia. Numa reunião com o atual governador, no anfiteatro da OAB de Dourados, quando se mostrava o traçado do anel aviário, dei a sugestão quando o governador contou que ia participar da inauguração do Trem do Pantanal, ia se encontrar com o ex-presidente Lula e a madrinha Dilma. Ele sorriu, não respondeu sim nem não, cuja platéia estava cheia.

Muitas vezes uma sugestão dessas, lá na frente pode virar realidade, pois sempre temos que sonhar. Afinal a ferrovia é o meio de transporte mais barato do mundo, desde que seja feito dentro de padrões modernos. Quando construíram a noroeste, a obra foi ganha por uma empresa inglesa que trouxe a mão-de-obra da Europa, principalmente portuguesa, antes da primeira guerra mundial, muitos vieram do nordeste de Portugal, da região de Mata de Lobos,  veio meu avô Francisco Ferreira em 1917, já no término da guerra, quando a região ficou paupérrima, muita gente estava passando fome.

A Noroeste do Brasil foi construída no sistema sanfona, partiu de Bauru-SP e Corumbá, sendo que a primeira estação inaugurada foi de Miranda em 1912. A Ferrovia é tão importante que graças a ela, aqui chegou o Expresso Queiroz, antes chamado de Jardineira Mista, cujo proprietário e chofer era o cearense Queiroz, que fez várias viagens para Itahum e Maracaju, passando pela Picadinha para trazer os primeiros colonos chegavam para  a abertura da colônia federal de Dourados. Por ela também tive o privilégio de vir a Dourados muitas vezes, era um passeio muito bom. É com tristeza que ao virmos de Campo Grande, trecho Sidrolândia/Maracaju, avistamos os trilhos no meio do cerrado e das plantações de lavoura, que poderiam estar ajudando no transporte dos grãos.

Lembro-me quando criança, há cerca 54 anos, tinha 5, foi feito um levantamento passando pela Picadinha, diziam que seria construído ali um ramal, fato que presenciei, cortaria nossa propriedade, cujo traçado ainda posso identificar.

Quando a Petrobrás perfurou um poço em 1962 foi algo muito importante também para a Picadinha, cujo equipamento pesado foi todo trazido pela Ferrovia Noroeste, Itahum teve uma época áurea, passando ao status quo atual, devido à privatização da linha férrea. Por ali se transportava o gado que vinha do pantanal, desembarcava no Itahum, Maracju e percorria o trecho de terra com destino às fazendas da região e outras de vários estados, passava parte dela na frente de nossa casa.

Imagino que sonhar é muito bom, mas precisamos do apoio dos políticos de nosso estado para que o sonho vire uma realidade. Foi muito importante a atuação do deputado Marçal Filho provocando esta reunião, que tenha o apoio dos demais deputados e senadores para que esta empreitada seja concretizada e Dourados passe a ser lembrada novamente como sendo o Município modelo..

Dourados-MS, 16 de fevereiro de 2011.

 

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado, pequeno produtor rural na Picadinha

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte