Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

José Tibiriçá escreve sobre a implantação da Ferroeste

17 Fev 2011 - 16h05Por José Tibiriçá

Estou dando este nome, porque ainda não temos um nome oficial e que pela sua posição geográfica, ela se dirigirá para o oeste, ou seja, em direção ao Estado do Paraná. Segundo a imprensa publicou, a implantação da Ferrovia Norte-Sul (Ferrovia do Pantanal), com 750 quilômetros de extensão, ligará o Mato grosso do Sul ao Estado vizinho Paraná, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Imagino que agora também com a interferência dos dois governadores interessados na obra, com o apoio da nossa bancada na câmara e senado, dos dois estados, ela poderá sair do papel.

Aproveitando o gancho da notícia, gostaria de lembrar que temos um deputado federal nascido em Maracaju, Reinaldo Azambuja, à beira dos trilhos da antiga noroeste, que poderia ir além, reivindicar a criação do Trem do Tereré. Publiquei um artigo há cerca de dois anos com este título, tratando do assunto, inclusive fiz uma provocação a ele que encampasse a idéia. Numa reunião com o atual governador, no anfiteatro da OAB de Dourados, quando se mostrava o traçado do anel aviário, dei a sugestão quando o governador contou que ia participar da inauguração do Trem do Pantanal, ia se encontrar com o ex-presidente Lula e a madrinha Dilma. Ele sorriu, não respondeu sim nem não, cuja platéia estava cheia.

Muitas vezes uma sugestão dessas, lá na frente pode virar realidade, pois sempre temos que sonhar. Afinal a ferrovia é o meio de transporte mais barato do mundo, desde que seja feito dentro de padrões modernos. Quando construíram a noroeste, a obra foi ganha por uma empresa inglesa que trouxe a mão-de-obra da Europa, principalmente portuguesa, antes da primeira guerra mundial, muitos vieram do nordeste de Portugal, da região de Mata de Lobos,  veio meu avô Francisco Ferreira em 1917, já no término da guerra, quando a região ficou paupérrima, muita gente estava passando fome.

A Noroeste do Brasil foi construída no sistema sanfona, partiu de Bauru-SP e Corumbá, sendo que a primeira estação inaugurada foi de Miranda em 1912. A Ferrovia é tão importante que graças a ela, aqui chegou o Expresso Queiroz, antes chamado de Jardineira Mista, cujo proprietário e chofer era o cearense Queiroz, que fez várias viagens para Itahum e Maracaju, passando pela Picadinha para trazer os primeiros colonos chegavam para  a abertura da colônia federal de Dourados. Por ela também tive o privilégio de vir a Dourados muitas vezes, era um passeio muito bom. É com tristeza que ao virmos de Campo Grande, trecho Sidrolândia/Maracaju, avistamos os trilhos no meio do cerrado e das plantações de lavoura, que poderiam estar ajudando no transporte dos grãos.

Lembro-me quando criança, há cerca 54 anos, tinha 5, foi feito um levantamento passando pela Picadinha, diziam que seria construído ali um ramal, fato que presenciei, cortaria nossa propriedade, cujo traçado ainda posso identificar.

Quando a Petrobrás perfurou um poço em 1962 foi algo muito importante também para a Picadinha, cujo equipamento pesado foi todo trazido pela Ferrovia Noroeste, Itahum teve uma época áurea, passando ao status quo atual, devido à privatização da linha férrea. Por ali se transportava o gado que vinha do pantanal, desembarcava no Itahum, Maracju e percorria o trecho de terra com destino às fazendas da região e outras de vários estados, passava parte dela na frente de nossa casa.

Imagino que sonhar é muito bom, mas precisamos do apoio dos políticos de nosso estado para que o sonho vire uma realidade. Foi muito importante a atuação do deputado Marçal Filho provocando esta reunião, que tenha o apoio dos demais deputados e senadores para que esta empreitada seja concretizada e Dourados passe a ser lembrada novamente como sendo o Município modelo..

Dourados-MS, 16 de fevereiro de 2011.

 

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado, pequeno produtor rural na Picadinha

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação