Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

José Ancelmo prevê contas públicas com mais acertos em 2005

14 Dez 2004 - 14h34
 

O presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), José Ancelmo dos Santos, acredita que a partir de 2005 os novos (e reeleitos) gestores públicos municipais e pertencentes aos órgãos do governo estadual tendem a apresentar suas contas junto a Corte Fiscal com muito mais acertos. Ele afirmou que “na sua maioria, já na apresentação dos balanços e prestação de contas de 2003 e 2004, os funcionários do Tribunal tiveram menos trabalho na conferência dos dados informados.

No sábado passado, durante o lançamento da cartilha “Contas Públicas, em início de mandato”, dirigida aos gestores públicos que assumem os cargos a partir de 1° de janeiro de 2005, o presidente atribuiu esse resultado positivo a nova dinâmica implementada em sua gestão. “Os oito Encontros Regionais promovidos pelo Tribunal; qualificando mais de 3 mil servidores dos 77 municípios, e das instituições do governo estadual; a realização da 1ª Jornada de Controle Externo, para treinamento e qualificação dos próprios funcionários; as cartilhas com orientações; a “Revista Decisão”; e o programa “O Tribunal de Contas na TV”, foram alguns dos mecanismos utilizados para aproximar a Corte dos seus jurisdicionados”, analisou.

De acordo com o assessor jurídico da presidência, Alexandre Bastos até o fim de 2004 muitos se preocuparam e falaram basicamente da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), e suas conseqüências. No entanto, em 2005 o assunto que deverá dominar as conversas e preocupações dos gestores públicos deverá ser o Estatuto das Cidades, já que o prazo encerra em 2006.

Até 2006, os municípios brasileiros devem estar preparados para atender as exigências da Lei 10.257 que instituiu o “Estatuto das Cidades”. De acordo com Bastos o TCE está informando desde já aos municípios de que não adianta apenas a elaboração do Plano Diretor da Cidade. “É preciso também que os municípios elaborem o Plano Plurianual”. As peças que compõem o orçamento devem ser claras, conforme o Estatuto das Cidades. Serão necessárias a realização de audiências públicas, para instalação de um posto de saúde. “A comunidade é quem vai definir onde essa unidade será instalada, e não mais o prefeito ou seus vereadores”, exemplificou.

Outra questão apontada é a necessidade de inclusão no PPA da Carta de Drenagem, quando da implantação de empreendimentos públicos, ou até mesmo o Plano de Arborização da Cidade, além de outras questões sobre a aplicação no processo de construção do PPA, LDO e LOA.

 

Mídia Max News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro