Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 28 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
JATEÍ

Jateí realiza 1º Seminário de águas e matas da bacia do Ivinhema

1 Set 2010 - 06h48Por Valéria Batista / Fátima News

No município de Jateí sob administração do prefeito Arilson Targino (PSDB) aconteceu no último dia 27 o 1º Seminário Municipal do Projeto “Águas e matas da bacia do Ivinhema –AMBI, idealizado para desenvolver atividades e ações de conservação e proteção dos recursos naturais em sete municípios.

Este 1º seminário que aconteceu nas dependências do Centro Social fez parte de ações integradas, relacionadas à gestão socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Ivinhema, que envolvem estudos ecológicos e socioeconômicos, ações de recuperação de matas ciliares associadas ao estabelecimento de Corredores Ecológicos.  O Corredor Ecológico é uma solução interessante para proteger a biodiversidade animal e vegetal, criando áreas de mata nativa (corredores de vegetação) conectando capões, ou remanescentes de mata isolados, entre si, assim permitindo o livre trânsito e troca de animais e sementes e reforçando a base genética das espécies envolvidas.

O prefeito Arilson que esteve acompanhado da primeira-dama Mafalda Targino garantiu que este é um trabalho de conscientização para aqueles que visam a preservação da área ambiental. “Foi essencial a participação de todos durante esta atividade, lembrando que a preservação do meio ambiente é uma obrigação de todos nós”.

O Secretário de Meio Ambiente Gerson Pereira explicou que esta foi uma sensibilização para os produtores rurais, professores e lideranças comunitárias, que são agentes de multiplicação do conhecimento, para a importância dos recursos naturais, principalmente a água.

A princípio os professores João Meanutti e Felipe Santiago da UEMS apresentaram um projeto de capacitação de educadores para o município de Jateí, que visa na formação continuada, sendo um curso de 40 horas, que potencializará como espaço educativo o Sítio Escola. Sendo este com aulas práticas pedagógicas envolvendo cursos e oficinas, discutindo recursos didáticos, valorizando leitura, escrita e linguagem, na qual poderá ser transmitidas para os respectivos alunos.

Na sequência o projeto AMBI foi apresentado pelos professores Vito Comar e José Daniel distribuindo aos participantes uma cartilha gratuita com as informações básicas sobre os trabalhos pesquisados e desenvolvidos. “Nossa intenção é fazer com que a comunidade se interessa nas ações de preservação da universidade através do projeto, que tem medidas que irão garantir a sustentabilidade da mata ciliar”garante Vito.

No decorrer houve a discussão em grupos com o diagnostico participativo e ao término a formação da “Arvore da Vida”, que simboliza a preservação do meio ambiente. O projeto Águas e Matas, Bacia do Ivinhema é uma proposta da OSCIP Instituto do Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAP), em parceria com Embrapa, UEMS, UFGD, ITAIPU-Binacional e dos municípios de Caarapó, Deodapolis, Douradina, Dourados, Gloria de Dourados, Vicentina e Jateí onde aconteceu o 1º Seminário do Projeto. O patrocínio é da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Participaram do evento diversas pessoas, entre elas autoridades locais de Jateí, e parte da equipe elaboradora do projeto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso