Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ivinhema realiza intercâmbio com Paraguai

24 Ago 2006 - 07h18
A Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, recepcionou no final de semana que passou uma caravana de estudantes e professores de Pedro Juan Caballero, do Departamento (Estado) de Amambaí, no Paraguai. O encontro promovido por Ivinhema foi uma retribuição ao intercâmbio que os estudantes e professores do município fizeram em Pedro Juan em 2005.
A caravana paraguaia foi recepcionada pelo prefeito Renato Câmara e pela secretária de Educação, Cleonice Colodeto. A recepção aconteceu no Gabinete, onde também foi servido um café da manhã aos visitantes. Posteriormente foram feitas homenagens e entrega de lembranças a cada um dos visitantes. Durante todo o dia e início da noite, ivinhemenses e paraguaios passam um dia de integração educacional, cultural e de entretenimento. O vereador Sidney Maldonado representou a Câmara na solenidade.
O prefeito Renato e a secretária Cleonice recepcionaram a diretora da Escola Mariscal Francisco Solano Sopés, Zully Arce de Fernandez, e Maria Alice Machado, que veio representando a secretária de Educação de Ponta Porã, Maria Leni Antunes Klais, além de demais professores e estudantes paraguaios. Após eles serem recepcionados no Gabinete do prefeito, todos participaram de eventos culturais nas escolas Municipal Sideney Carlos Costa e Estadual Filinto Muller.
Um dos momentos mais marcantes do intercâmbio foi quando da apresentação de jogo de capoeira pelo professor Cabelo e sua equipe na Escola Sideney. A apresentação foi muito aplaudida pela caravana paraguaia. A diretora Zully Arce chegou a convidar a escola de capoeira, que tem o apoio da Prefeitura de Ivinhema, a se apresentar em Pedro Juan Caballero.
Ainda na Escola Sideney, os estudantes da escola rural José do Patrocínio apresentou uma dança couwtry. Os estudantes do projeto Viva Dança também efetuaram duas apresentações. No período da tarde o intercâmbio entre os dois municípios seguiu para a Escola Agrícola. No período da noite, o encontro foi na Escola Estadual Filinto Muller, com encerramento na Associação Cultural e Recreativa (Acri).
A secretária Cleonice destacou a importância do intercâmbio para a união dos povos, além da troca de informações e conhecimento. Por sua vez, Zully Arce disse que o intercâmbio não só integra duas nações, mas também consolida a importância de um trabalho cultural envolvendo pessoas de diferentes países, mas tão em comum nos hábitos e costumes.
O prefeito Renato Câmara concluiu dizendo que entre o Brasil e o Paraguai existe uma barreira na divisa de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero, mas que esta barreira significa apenas limite de divisão de território, e não de convívio entre as duas nações. “Somos países irmãos. Temos muito em comum, e isto é o mais importante”.
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto