Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ivinhema é o maior produtor de café do MS

13 Dez 2006 - 10h20
O município de Ivinhema é o maior produtor de Café do Mato Grosso do Sul. Muito embora a produção tenha caído sobremaneira, o município ainda se sobressai e é uma referência em todo o Estado. Os ivinhemenses praticamente tomam o popular café produzido no próprio município. Além da boa qualidade para o consumo, a rentabilidade também garante a geração de emprego e renda.
Ivinhema já chegou a cultivar 10 milhões de pés de café convencional, mas hoje conta apenas com apenas três milhões de pés plantados. Ainda assim é o maior produtor do Estado. O produtor e especialista em café, Gino Ferro, explica que essa produção não significa quase nada no mercado nacional, mas para Ivinhema trata-se de geração de emprego e renda, além de estar se tomando um café de qualidade e saboroso.
Ele explica que o café de Ivinhema não tem um valor comercial de exportação, isso porque a altitude e o clima não são tão favoráveis, mas para o consumo no Estado é excelente. “Temos várias empresas de torrefação e comércio de café em Ivinhema, isso mostra a nossa potencialidade. Para o nosso mercado local, estamos bem amparados em termos de produção e consumo de café”.
A exportação do café brasileiro está praticamente em Minas Gerais, onde a altitude e o clima são altamente favoráveis, o que torna o café mineiro de ótima qualidade e muito apreciado na Europa. Outra grande vantagem de cultivar café, segundo Gino Ferro, que está há 32 anos no ramo, seja plantando, comprando, beneficiando ou torrando, é o mercado favorável.
Segundo ele, o mercado está firme, e a saca sendo cotada hoje em torno de US$ 96,00. A tendência é de mais alta, já que a estimativa é de uma queda na produção. “O café é um ótimo alimento e é sagrado, literalmente falando, na mesa do trabalhador, principalmente pela manhã ou na hora de servir uma visita de alguém. Mas como a produção de café não é boa na colheita seguinte, estão, vai cair à produção”.
Gino Ferro lembra que na lei da oferta e procura, ou seja, faltando produto vai valorizar ainda mais a cotação da produção, já que “ninguém fica sem o tradicional café”. Ele está produzindo, atualmente, 190 mil pés em 17,7 alqueires. São cerca de dez empregos durante os tratos culturais da cultura e outros 50 durante a colheita. “Falar de café é uma satisfação. Aliás, o café só tem porta de entrada e não de saída. Ou seja, quem entra nesse mercado se apaixona pela cultura, rentabilidade e pela geração de emprego e renda”.
Segundo ele, em dois alqueires de terra cultivados com café, o produtor chega a ganhar até R$ 50 mil por ano. “A produção de café é rentável, além do prazer de cultivá-lo. Gosto do que faço, me envolvo, é fantástico. Cultivar café é igual entrar na política. É uma arte, e não tem como voltar atrás. Tenho uma enorme satisfação em plantar café. Trata-se de uma cultura apaixonante”.
Outros
Além de ser o maior produtor de café, Ivinhema também é o maior produtor de mandioca do Mato Grosso do Sul, plantando em torno de sete mil hectares. Em nível de Brasil, é o segundo maior produtor, perdendo apenas para Paranavaí (PR). Aliás, a alta produção de mandioca é que fez reduzir a área de cultivo de café no município. Agora, o município também está se sobressaindo na fruticultura e na ovinocultura.
Segundo o prefeito Renato Câmara, essa diversificação na propriedade rural promove, também, uma maior geração de emprego e renda e o fortalecimento da agricultura familiar, que é à base de Ivinhema. O município é formado basicamente por glebas, criadas durante o planejamento da cidade. “Também estamos trazendo outras produções, como urucum, mamona e a criação do frango caipira para incrementar ainda mais o setor rural”.
 
 
Ivinhema News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados