Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Ivinhema comemora conquista na Agricultura Familiar

28 Fev 2011 - 14h30Por Nova News

O fortalecimento da Agricultura Familiar foi tema de uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Ivinhema, no último dia 23, na qual o prefeito Renato Câmara esteve com representantes da Agraer local, da Associação de Fruticultores de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e da Secretaria Municipal de Agricultura. Um dos assuntos abordados foi o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.

 

O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.

 

Até o momento o programa abrange 50 produtores e pretende triplicar esse número nos próximos meses. A Conab adquire os produtos cultivados no Município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.

 

Entre os produtos já cultivados e inseridos no PAA de Ivinhema está a melancia, o mamão, a goiaba, o abacaxi, a abóbora e a mandioca. “Fortalecer o pequeno produtor e incentivar ações como esta fazem parte do nosso grande projeto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar esse projeto juntos a nossa secretaria de agricultura e com a Agraer”, destaca o prefeito Renato Câmara.

 

O Município investe cada vez mais em ações que têm a finalidade de incentivar e impulsionar a agricultura familiar. Uma outra conquista que o Município de Ivinhema está prestes a realizar é a Fábrica de Processamento de Frutas, que está em fase de instalação. Essa obra está inserida no Pronat - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e é concretizada pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e também tem contrapartida do Município.

 

Os equipamentos para esta fábrica também já foram adquiridos. Entre eles, foram comprados um pasteurizador inativador tubilar com capacidade de 500 litros/hora, uma despolpadeira, um fatiador de frutas e um elevador de aço, o que totaliza um investimento de R$149.400,00, recursos estes provenientes do MDA e mais contrapartida do Município de Ivinhema.

 

A ação foi possível pelo fato da Prefeitura de Ivinhema incentivar a diversificação agrícola e os projetos de fruticultura do prefeito Renato Câmara alcançarem resultados favoráveis. O Município é reconhecido como a Capital da Goiaba do MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar