Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Israel anuncia invasão de hospital e seqüestros

2 Ago 2006 - 07h54
Israel lançou hoje uma operação terrestre na cidade de Baalbek, ao leste do Líbano e perto da fronteira com a Síria, enquanto os combates no sul se intensificavam, num recrudescimento das hostilidades após mais de 20 dias de conflito.

A incursão das tropas de elite na milenar Baalbeck, um dos redutos do Hezbolá, é a primeira em que as tropas atuam tão longe da fronteira com Israel. Mas as informações dos dois lados sobre os seus resultados são contraditórios.

Segundo fontes israelenses, helicópteros levaram os soldados ao hospital Dar al-Hikma, em Baalbek, nesta madrugada. O objetivo era capturar um dos principais dirigentes do Hezbolá, Mohammed Yazbek.

Os militares mataram 10 milicianos e seqüestraram um número indeterminado de combatentes. Em seguida, voltaram para suas bases sem sofrer baixas, acrescentaram as fontes.

No entanto, o Hezbolá nega que os soldados israelenses tenham capturado milicianos e garante que os combatentes xiitas "frustraram a operação em Baalbek", sem mencionar vítimas.

"Os libaneses seqüestrados são cidadãos, não combatentes", como "o inimigo israelense descobrirá mais tarde", afirma um comunicado divulgado pela rede de TV Al-Manar, órgão do Hezbolá.

Segundo fontes policiais libanesas, a operação terminou com 11 mortos e seis prisioneiros, que não foram identificados.

Enquanto isso, os combates entre soldados israelenses e milicianos do Hezbolá, em várias localidades do sul do Líbano próximas à fronteira, se intensificam.

Pelo menos sete xiitas morreram em confrontos em Mehibed e Blide, onde continuam os combates. A violência aumentou esta manhã em Aita al-Shaab, reduto do Hezbolá e onde ontem morreram 20 milicianos.

Pelo lado de Israel, foram três mortos e 25 feridos, acrescentaram as fontes militares israelenses.

O Hezbolá, por sua vez, informou hoje que, perto de Adaisse, seus combatentes destruíram três tanques israelenses, cujos "ocupantes foram mortos ou feridos".

"Os 'Mujahedin' (combatentes islâmicos) estão desde 6h20 (0h20 de Brasília) travando violentos combates com uma força blindada do inimigo israelense", diz a nota do grupo, que também anunciou a destruição de uma escavadeira israelense.

Além disso, a aviação israelense manteve seus bombardeios, que hoje mataram três soldados libaneses num ataque aéreo a uma base do Exército na província de Iqlim al-Tufah, no sul, segundo fontes policiais.

O Hezbolá também retomou esta manhã os seus ataques com foguetes e mais de 60 Katyushas atingiram hoje diversas localidades da Galiléia, no norte de Israel. O saldo é de pelo menos sete feridos, vários incêndios e muitos danos materiais, informou a Polícia.

A intensificação das hostilidades em terra e as dificuldades da comunidade internacional para obter um acordo afastam as possibilidades de um esperado cessar-fogo em breve. Os Estados Unidos, porém, ainda acreditam na possibilidade.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse ontem à noite que pode haver uma trégua "dentro de alguns dias, não de semanas", em declarações à rede pública PBS.

O cessar-fogo "é certamente possível esta semana", garantiu Rice.

Mas ela ressaltou que são necessárias certas condições, entre elas o fortalecimento do controle do Governo libanês sobre o sul do território para evitar novos ataques do Hezbolá a Israel.

 

Terra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS