Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 12 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Invasões geram insegurança no setor rural de MS

23 Set 2010 - 06h00Por Fátima News com assessoria

Duas invasões de propriedades voltam a deixar os produtores rurais de Mato Grosso do Sul em estado de alerta. Grupos indígenas invadiram no final de semana uma propriedade em Bonito e outra em Douradina, intensificando o clima insegurança no campo registrado no Estado.

Os proprietários da fazenda de 817 hectares invadida em Bonito têm um termo de manutenção de posse concedido pela Justiça em 2003, quando a propriedade foi invadida pela primeira vez. “Não foi suficiente para afastar os invasores”, ressaltou o filho da proprietária, Rodrigo de Oliveira Vargas.  Uma negociação intermediada pelo Sindicato Rural de Bonito e pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) fez com que os invasores – índios da tribo Kadwéu – se retirassem do local no domingo, um dia depois da invasão.

A invasão de Douradina teve um desfecho mais grave, com o confronto entre proprietários e indígenas da tribo Kaiowá, na manhã desta terça-feira (21.09), que felizmente não teve repercussões mais graves. Segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Cláudio Pradella, esta é a terceira vez que a propriedade, de 150 hectares, é invadida em duas semanas. Os proprietários ingressaram na justiça com o pedido de reintegração de posse.

O presidente do Sindicato Rural de Bonito disse que os produtores estão indignados. “Não dá para conviver com essa rotina que está se espalhando pelo Estado”, desabafa. Para o presidente da Famasul, a solução dos conflitos passa pela vontade política das instituições que direta ou indiretamente têm responsabilidade sobre as questões agrárias. “Tanto produtores rurais como indígenas são vítimas do descaso do poder público federal em solucionar o problema”, enfatiza.

Leia Também

NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas
ESTERILIZAÇÃO
Senado aprova redução da idade mínima para realização de laqueadura
ASSUSTADOR
VÍDEO: Tromba d´água é registrada no Litoral e assusta moradores
TEMPESTADE
Temporal derruba teto de UTI covid em hospital e pacientes são transferidos às pressas
COVID NO BRASIL
Brasil registra 365 mortes e 30,2 mil casos de covid-19 em 24 horas