Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Inundações na Somália deixam ao menos 120 pessoas mortas

22 Nov 2006 - 11h03
 

As inundações ocorridas nos últimos dias na Somália mataram mais de 120 pessoas --algumas devoradas por crocodilos-- e deixaram cerca de 1 milhão de pessoas desabrigadas. As enchentes atingiram seis Províncias do centro e do sul da Somália. Atender os desabrigados se tornou um trabalho muito difícil devido à falta de vias de comunicação com as áreas inundadas e a ausência de um governo central no país.

As chuvas, que se intensificaram há dez dias, deixaram várias localidades inundadas, destruíram pontes e vias e isolaram centenas de pessoas que, em muitas ocasiões, tiveram que se refugiar em galhos das árvores. "As pessoas têm que subir nas árvores para escapar da água e dos crocodilos. Mas as serpentes venenosas conseguem chegar até lá, picam as pessoas e as matam", afirmou Haji Qorane Osman Ali, um vendedor da cidade de Bulo Burte, na região de Hiraan.

Três filhos de Ali estão desaparecidos, e sua irmã mais nova foi devorada por um crocodilo. Bulo Burte é a cidade mais afetada da região de Hiraan, onde oito moradores foram devorados por crocodilos. Outras quatro foram mortas por animais no distrito de Salagle.

Guerra civil

A ajuda às vítimas é prejudicada porque o país --que vive um conflito civil entre "senhores da guerra", Tribunais Islâmicos e forças governamentais-- não tem um governo central desde 1991. Os Tribunais Islâmicos, que controlam Mogadíscio e vastas áreas do centro e do sul do país, confirmaram que 120 pessoas já morreram e mais de 1 milhão de somalis estão desabrigados. As agências internacionais humanitárias, que enfrentam problemas para se deslocar pela Somália, calculam que o número de desabrigados é de 1,5 milhão.

O PMA (Programa Mundial de Alimentos) anunciou na terça-feira que lançou uma operação para atender um milhão de afetados, tanto na Somália como no Quênia. Só na Somália, o PMA calcula que cerca de 900 mil pessoas precisam de ajuda. "Mesmo sem inundações, a Somália é um dos países mais difíceis do mundo para prestar assistência", disse o diretor do escritório do PMA para a Somália, Peter Goossens, de Nairóbi.

Chuvas

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), nas últimas seis semanas a maior parte da Somália recebeu 300% a mais de chuva que o nível normal. Os Tribunais Islâmicos da Somália designaram um comitê para atender as áreas afetadas e pediram à população que se mobilize e ajude as pessoas que ficaram desabrigadas.

O vice-presidente da União de Tribunais Islâmicos, Abdulkader Ali Omar, afirmou que as pessoas começaram a colaborar enviando dinheiro, comida e roupa. A ajuda teria chegado a US$ 300 mil. As chuvas se intensificaram depois que a Somália sofreu durante seis meses uma grave seca, que causou centenas de mortes.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS