Operação para retirada de cateter aconteceu por decisão judicial. Sem o procedimento, paciente podia perder um dos rins.
Em Dourados, o Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul conseguiu na Justiça que uma paciente realizasse cirurgia de urgência para retirada de um cateter - instrumento que permite acesso ao sistema circulatório. Problemas em equipamento cirúrgico do município impossibilitava a realização do procedimento.
A decisão da Justiça Federal foi realizada com base na urgência da intervenção cirúrgica, já que paciente, de acordo com laudo médico, poderia perder um dos rins caso a operação não fosse realizada imediatamente. Para o MPF, a negação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do fornecimento de tratamento adequado a pacientes com enfermidades graves representa violação ao direito constitucional à saúde e à vida.
Entenda o caso
Segundo a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, após a realização de diversas tentativas frustradas de conseguir a cirurgia pela rede municipal de saúde, a paciente procurou o órgão ministerial. Ela relatou que o Hospital Universitário (HU) não atendeu seu pedido pois o único aparelho da rede pública apto para a realizar o procedimento estava danificado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, um processo licitatório para a manutenção do aparelho estava em andamento, mas demoraria 30 dias para sua conclusão.
O HU encaminhou, então, o pedido de transferência da paciente para o Hospital Evangélico, mas a Secretaria de Saúde negou a solicitação. Por outras duas vezes, o MPF buscou informações na Secretaria sobre uma data precisa para a operação, porém nada foi informado. Dessa forma, considerando a urgência da situação, o MPF solicitou à Justiça a realização da cirurgia pelo SUS independentemente de objeção burocrática, de maneira a proteger a integridade física e a vida da paciente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'

Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço

Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo

Empresário é executado com três tiros dentro de carro
