Menu
SADER_FULL
sábado, 8 de maio de 2021
Busca
ENEM

Internet vira aliada dos jovens durante estudos para o Enem

21 Out 2010 - 05h41Por Folha Online

A geração que cresceu tendo a internet como companhia está, aos poucos, descobrindo que a rede pode ser uma aliada nos estudos. Os portais de internet, blogs, YouTube, Facebook, Twitter e jogos on-line têm virado parceiros de professor e aluno na preparação para o Enem e demais vestibulares.

Para o especialista em Educação e professor do colégio Arquidiocesano, José Everaldo Nogueira Júnior, a metodologia das provas do Enem tornou a internet uma ferramental fundamental. "É um casamento ótimo. A leitura na internet gera uma infinidade de links, de conexões. Você pode ler diferentes opiniões, ver vídeos."

Ao se colocar a palavra-chave "Enem" em uma busca simples no Google, são achados 5.990.000 resultados. Com um pouco de paciência, é possível encontrar instrumentos que auxiliem no estudo. No entanto, a maioria desse material ainda está dispersa e nem sempre o estudante consegue filtrar o que realmente pode ajudar.

"Essa foi uma de nossas ideias. Centralizar e produzir material de qualidade para o ensino a distância, voltado para o Enem", afirma Luzia Regina Alves, desenvolvedora do EuNoEnem.

Com 15 mil alunos cadastrados, o site (www.eunoenem.com.br) traz aulas on-line, simulados, vídeos educativos no YouTube, conteúdo em MP3, dicas de redação e um blog sobre atualidades.

Twitter e Facebook são usados para alertar sobre novas postagens no site. "Pelo perfil dos estudantes, [que têm] entre 16 e 17 anos, sabíamos que a internet seria um parceiro natural nos estudos", diz Alves.

Com proposta semelhante, o site O Povo no Enem (enem.fdr.com.br) traz conteúdo focado no Enem. Desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha, de Fortaleza, o site nasceu para divulgar material didático. Com a internet, porém, foi possível agregar conteúdos, com vídeo e aulas em formato de rádio, que podem parar no aparelho MP3 dos alunos.

Na mesma linha, estão os sites www.mandebemnoenem.com.br, www.pordentrodoenem.com.br, www.enemdicas.com.br e o portalenem.com.br.

Para Jucimara Roesler, diretora da Unisul Virtual, universidade catarinense com mais de 15 mil alunos matriculados no ensino a distância, a internet e as mídias sociais são pouco exploradas em suas possibilidades.

Para ela, é pode-se usar o Twitter para treinar redação, o Facebook e o Orkut para discutir questões sociais contemporâneas. "As possibilidades são várias e essa geração está conectada. É preciso haver orientação do professor para usar esse potencial."

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo