Menu
SADER_FULL
quarta, 3 de junho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Interescolar de Xadrez acontece hoje em 40 escolas estaduais

2 Jul 2004 - 09h08
As 40 unidades escolares da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, que são beneficiadas pelo projeto Xadrez nas Escolas, irão participar, nesta sexta-feira, do 1º Campeonato Interescolar de Xadrez. As partidas acontecerão no período entre 8 e 15h, na escola estadual Vespasiano Martins, na rua 13 de Maio, nº 1.516, em Campo Grande.

Após o término do evento, todos os alunos enxadristas irão receber certificados de participação e medalhas. Para os primeiros colocados nas quatro categorias (5ª e 6ª séries masculino, 5ª e 6ª séries feminina, 7ª e 8ª masculino e 7ª e 8ª feminina) serão entregue troféus.

Serão 320 alunos na disputa para que se conheça o primeiro campeão interescolar do estado. São oito alunos de cada uma das unidades de ensino participantes. Eles foram classificados pelo bom desempenho que tiveram nos campeonatos nas escolas onde estudam, realizados na segunda quinzena de junho.

O projeto Xadrez nas Escolas, implantado em Campo Grande em março deste ano, é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, Ministério do Esporte e Ministério da Educação (MEC). As capitais de Minas Gerais, Acre, Pernambuco e Piauí são as outras cidades do País que também possuem o projeto e utilizam esta modalidade esportiva para melhorar a aprendizagem de seus alunos.

A técnica pedagógica da secretaria e responsável pelo projeto em Mato Grosso do Sul, Meire Capellini, afirma que “a intenção é trabalhar o xadrez nas instituições de ensino para que ele auxilie na melhora do poder de concentração, de criatividade e de raciocínio lógico do estudante, fazendo com que o praticante tenha um rendimento melhor em sala de aula”. Cerca de 4.800 alunos, de 5ª a 8ª séries, são beneficiados. Eles praticam xadrez durante três horas-aulas, no período diferente ao das disciplinas normais.


Incentivo - Com o intuito de incentivar ainda mais a prática do xadrez entre os estudantes, os realizadores do projeto trarão a Campo Grande o russo Anatoly Karpov, 16 vezes campeão mundial de xadrez.

Ele irá disputar 100 partidas simultâneas com alunos que fazem parte do Xadrez nas Escolas. Karpov demonstrará toda sua experiência e competência como enxadrista na data do aniversário da capital, 26 de agosto.
 
APN

Deixe seu Comentário

Leia Também

COISA MEDONHA
Mulher é desenterrada e estuprada um dia após ser sepultada
DOURADOS - NOVO EPICENTRO COVID-19
Dourados é novo epicentro do coronavírus em MS com mais de 300 casos confirmados
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Caixa LIBERA 2ª parcela do auxílio de R$ 600 em contas dos beneficiários, veja os meses
ABSURDO
Médica relata ter sofrido agressões por parte de frequentadores de 'festas de corona'
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Menino de 9 anos, acidentalmente mata irmã de 7 anos com espingarda
TRAGEDIA NA RODOVIA
Mulher gravida e marido morrem e criança fica ferida em acidente trágico
PANDEMIA CORONAVIROS
Vai ser ''um massacre'', diz ex-diretor da Saúde sobre flexibilizar isolamento
BOA NOTICIA
Bolsonaro diz que auxilio emergencial pode ter quarta parcela, mas pagando menos
PRAZO MÁXIMO
Acordo prevê máximo de 20 dias para análise de auxílio emergencial
FÁTIMA DO SUL - BOLETIM CORONAVÍRUS
BOLETIM: Fátima do Sul tem mais 04 casos confirmados, sobe para 69 e tem 12 pacientes recuperados