Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de abril de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
MEDICAL CENTER - POLONIO
Brasil

Interescolar de Xadrez acontece hoje em 40 escolas estaduais

2 Jul 2004 - 09h08
As 40 unidades escolares da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, que são beneficiadas pelo projeto Xadrez nas Escolas, irão participar, nesta sexta-feira, do 1º Campeonato Interescolar de Xadrez. As partidas acontecerão no período entre 8 e 15h, na escola estadual Vespasiano Martins, na rua 13 de Maio, nº 1.516, em Campo Grande.

Após o término do evento, todos os alunos enxadristas irão receber certificados de participação e medalhas. Para os primeiros colocados nas quatro categorias (5ª e 6ª séries masculino, 5ª e 6ª séries feminina, 7ª e 8ª masculino e 7ª e 8ª feminina) serão entregue troféus.

Serão 320 alunos na disputa para que se conheça o primeiro campeão interescolar do estado. São oito alunos de cada uma das unidades de ensino participantes. Eles foram classificados pelo bom desempenho que tiveram nos campeonatos nas escolas onde estudam, realizados na segunda quinzena de junho.

O projeto Xadrez nas Escolas, implantado em Campo Grande em março deste ano, é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, Ministério do Esporte e Ministério da Educação (MEC). As capitais de Minas Gerais, Acre, Pernambuco e Piauí são as outras cidades do País que também possuem o projeto e utilizam esta modalidade esportiva para melhorar a aprendizagem de seus alunos.

A técnica pedagógica da secretaria e responsável pelo projeto em Mato Grosso do Sul, Meire Capellini, afirma que “a intenção é trabalhar o xadrez nas instituições de ensino para que ele auxilie na melhora do poder de concentração, de criatividade e de raciocínio lógico do estudante, fazendo com que o praticante tenha um rendimento melhor em sala de aula”. Cerca de 4.800 alunos, de 5ª a 8ª séries, são beneficiados. Eles praticam xadrez durante três horas-aulas, no período diferente ao das disciplinas normais.


Incentivo - Com o intuito de incentivar ainda mais a prática do xadrez entre os estudantes, os realizadores do projeto trarão a Campo Grande o russo Anatoly Karpov, 16 vezes campeão mundial de xadrez.

Ele irá disputar 100 partidas simultâneas com alunos que fazem parte do Xadrez nas Escolas. Karpov demonstrará toda sua experiência e competência como enxadrista na data do aniversário da capital, 26 de agosto.
 
APN

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL - 175 MORTOS
Casos de coronavírus no Brasil em 31 de março
SEQUESTRO
Depois de quase 3 horas, homem que fazia ex-esposa de refém se entrega
DOURADOS - COMÉRCIO CONTINUARÁ FECHADO
Sem acordo, Délia diz que comércio continuará fechado na 2ª maior cidade do Estado de MS
JATEÍ - AÇÃO SOCIAL
JATEÍ: Detentas doam seus cabelos para pacientes com câncer do Hospital do Câncer de Barreto
SEU BOLSO
FGTS: trabalhador tem até hoje para fazer saque de até R$ 998
COVID-19
VÍDEO: Com irmão internado, cantor Mariano está assintomático para o novo coronavírus
NO LIMITE
"A gente já chegou no limite", diz Bolsonaro sobre economia do país
SHOW HUMANIZADO
Com 5 horas de live, Gusttavo Lima arrecada 100 mil para combater o Covid-19
UNIGRAN DOURADOS - FISIOTERAPIA
Fisioterapia traz novas perspectivas para o mercado de trabalho, coordenadora do curso na UNIGRAN ex
MUNDO - 35 MIL MORTOS
Últimas notícias de coronavírus de 30 de março