Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Interdição de hospitais em Dourados é suspensa temporariamente

4 Dez 2009 - 07h46Por Diário MS
A Prefeitura de Dourados e o HE (Hospital Evangélico) ganharam mais 30 dias para encontrar uma solução sobre o impasse que envolve a responsabilidade clínica do HV (Hospital da Vida) e HM (Hospital da Mulher). Após a reunião no MPE (Ministério Público Estadual), ontem de manhã, o CRM (Conselho Regional de Medicina) decidiu suspender temporariamente a interdição ética.

Na reunião, no auditório do MPE, que demorou mais de duas horas, ficou acertado que a prefeitura fará o cadastro do HV e do HM no CRM. Mesmo sendo unidades do HE, elas precisam ter registro próprio. Quanto à eleição ou não de diretor clínico para cada unidade, o assunto continuará sendo discutido, com acompanhamento do MPE, MPF (Ministério Público Federal) e Procuradoria Regional do Trabalho.

Na saída da reunião, o presidente do CRM, Antônio Carlos Bilo, defendeu a eleição de um diretor clínico para cada unidade. “Mas nós estamos buscando o entendimento e queremos resolver o problema. Por isso a suspensão temporária da interdição”, disse.

Já o secretário de Saúde de Dourados, Mário Eduardo Rocha, mantém a posição de que somente o diretor técnico é suficiente para cada unidade. O diretor clínico do HE seria também responsável pelas unidades. Para ele, todos os médicos do HV e HM são registrados no corpo clínico do HE. “Não podem existir três diretores clínicos em uma mesma instituição. Não há irregularidade. Os médicos que trabalham nos dois hospitais até poderiam exigir diretores clínicos, mas não há nenhum pedido neste sentido por parte deles”, afirmou.

Mário Eduardo diz estar embasado numa resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina. Ele informou que ainda esta semana fará um consulta formal ao CFM sobre a questão. Mas o diretor clínico do HE, Delane da Silva Borges, nega que tenha responsabilidade sobre os dois hospitais públicos da prefeitura.

O secretário disse que durante a reunião foi possível identificar alguns problemas que podem estar motivando o problema. Segundo ele, existem médicos descontentes com a forma de remuneração e, por isso, estariam cobrando a eleição de um diretor clínico para cada unidade. “Existem uma insatisfação por parte de alguns médicos. Identificamos este problema e vamos trabalhar para resolvê-lo. Problemas internos não podem extrapolar para o público e prejudicar o atendimento da população”, ressaltou Mário Eduardo.

A promotora de Justiça da Cidadania Cristiane Amaral Cavalcante, do MPE em Dourados, disse que, com a decisão de ontem, o CRM abriu oportunidade para uma nova negociação. Segundo ela, a negociação será acompanhada. Na reunião, ela ressaltou a importância de se chegar a um acordo para evitar que o caso seja delegado ao Judiciário. “É melhor dialogar”, disse.

O pedido de interdição ética do HV e HM foi pedido pelo CRM no início de novembro. A interdição ética é um ato administrativo que proíbe os profissionais médicos de realizar qualquer procedimento em estabelecimento que não oferecem condições adequadas ao exercício da medicina.

Participaram da reunião também o procurador da República Raphael Otávio Bueno Santos, o procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, a procuradora do município de Dourados, Silvia Dias de Lima Caiçara, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Alves de Souza, e o diretor administrativo do HE, Eliezer Branquinho.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis