Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Inmetro vai fiscalizar materiais e uniformes escolares em CG

14 Jan 2010 - 16h52Por MS Notícias

Com a proximidade da volta às aulas, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, começa na próxima segunda-feira (18) a coletar materiais e uniformes escolares em estabelecimentos comerciais de Campo Grande.

De acordo com o diretor-técnico da AEM, Sérgio Maia, a operação tem o objetivo de fiscalizar produtos como cadernos, fichários, borrachas, colas, resmas de papel, massas de modelar, entre outros que podem constar na lista de materiais escolares.

“Após a coleta, os técnicos do Inmetro vão analisar quantitativamente, ou seja, verificar se a quantidade indicada é a mesma que consta dentro da embalagem. Caso sejam encontradas irregularidades nos produtos periciados, a Agência irá autuar o fabricante que poderá apresentar defesa em até dez dias”, explica o diretor-técnico.

Além dos materiais escolares, a AEM/MS também vai fiscalizar também os uniformes. Fábricas e lojas do setor têxtil serão visitadas pelos fiscais que verificarão se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas estabelecidas pelo Inmetro. Maia destaca que essa operação evita que o consumidor adquira um produto com informações irregulares.

Segundo o diretor-presidente da AEM, Ademir de Sousa Osiro, se o consumidor suspeitar de qualquer problema no que diz respeito às etiquetas das roupas ou à quantidade do produto relacionada à informação no rótulo, deve ligar para a Ouvidora por meio do telefone 0800 67 52 20. A ligação é gratuita. “Anualmente faz parte da rotina do Inmetro fiscalizar diversos segmentos e nessa época do ano não é diferente. Com a volta às aulas, precisamos informar o que está sendo fiscalizado em defesa ao consumidor”, enfatiza Osiro.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19