Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Inmetro quer consolidar atuação em novas áreas em 2010

11 Jan 2010 - 13h45Por Agência Brasil

 
O ano de 2010 vai marcar a consolidação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em novas áreas, com destaque para biotecnologia e saúde,  sustentabilidade ambiental e nanotecnologia  e nanociência, expandindo também o  trabalho em áreas tradicionais.

A informação foi dada à Agência Brasil pelo presidente do Inmetro, João Jornada.  Um dos projetos nas áreas de biotecnologia e saúde está ligado à questão da sustentabilidade do ponto de vista de biocombustíveis, disse Jornada.

O projeto envolve processos de geração de biocombustíveis com tecnologia de segunda geração, que utiliza a celulose presente nos resíduos da cana-de-açúcar e em outras matérias-primas vegetais. O Inmetro está desenvolvendo também novos padrões para ajudar os laboratórios “nessa corrida por novas técnicas para produzir biocombustíveis por rotas biotecnológicas”.

Jornada considerou "altamente positivo" o balanço de 2009 da instituição. “O Inmetro cresceu em todas as áreas e se consolidou internacionalmente de forma muito sólida. O Inmetro hoje é uma instituição cientificamente respeitada em todo o mundo”.

Na área científica, foi consolidado em 2009 o Centro de Microscopia do Inmetro, no campus de Xerém, na Baixada Fluminense. Trata-se do maior microscópio eletrônico do Hemisfério Sul, afirmou Jornada, acrescentando que as perspectivas para 2010 são também muito positivas.

Um dos projetos importantes implantados no ano passado foi o A Caminho da Escola, com o apoio do Ministério da Educação,

de certificação de ônibus escolar na área rural. Para 2010, o Inmetro pretende lançar um novo projeto voltado para ônibus escolar urbano. Outro projeto lançado em 2009 envolve a regulamentação para produtos elétricos,  visando torná-los mais seguros, de forma a ampliar o número de produtos certificados compulsoriamente pelo instituto.

Também há previsão de promover em 2010 a certificação na área do turismo de aventura. Na área da segurança pública, a meta é  desenvolver um programa de capacitação de peritos em metrologia e qualidade na área forense. “É um projeto importante com o Ministério da Justiça”.

Outro projeto, cujo convênio foi firmado em 2009 pelo Inmetro com o Ministério do Planejamento e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), visa a desenvolver tecnologia  de gestão para o serviço público.

“Este ano, vamos implementar novos programas  na área de gestão do serviço público dentro do Inmetro com o objetivo de aperfeiçoar os sistemas de gestão para serem usados por todo o sistema público brasileiro”.

O instituto vai iniciar em 2010  grandes projetos na questão padrões genéticos e de confiabilidade nas análises clínicas de laboratórios.

O Inmetro  está preocupado ainda com a difusão do conhecimento. Em 2009, ele  implantou um curso de mestrado profissional em metrologia e qualidade e, este ano, em parceria com o MEC, pretende  criar cursos de graduação em Xerém.

Leia Também

BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG