Técnicos da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM MS), órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) visitaram 72 estabelecimentos comerciais da Capital e do interior do estado, fiscalizando 7.678 unidades de brinquedos e 621 produtos têxteis infantis na Operação Especial de Dia das Crianças.
Foram apreendidos 624 brinquedos que apresentavam irregularidades, sendo que a principal delas foi à falta do selo do Inmetro, o que significa ausência de certificação obrigatória. Esses brinquedos serão destruídos no prazo de 180 dias.
Quanto aos produtos do segmento têxtil infantil fiscalizados, aproximadamente 16% apresentaram irregularidades na etiqueta das roupas, a exemplo de ausência de dados como o CNPJ do fabricante, indicação de tamanho, de país de origem, de composição têxtil ou de tratamento de cuidado para conservação do produto, informações determinadas pela legislação.
O diretor presidente da AEM MS, Ademir Osiro, explica que o objetivo dessa Operação Especial é evitar a comercialização de brinquedos irregulares que possam colocar em risco a segurança e até mesmo a vida as crianças, acrescentando que “o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal”.
É importante lembrar que os brinquedos só recebem o selo de certificação do Inmetro após passar por rigorosos testes de segurança.
Leia Também

Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal

Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van

Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista

Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos

Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos

Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas

Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença

Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
