Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Inmetro encontra irregularidades e lacra bombas de combustível

22 Fev 2010 - 13h00Por Portal MS
A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, encontrou indícios de fraude em bombas de combustível no posto Petroll, localizado na Avenida Duque de Caxias, saída para Aquidauana.

Os agentes metrológicos flagraram duas bombas, uma de gasolina e outra de álcool, com os lacres obrigatórios rompidos. Com o indício de fraude os consumidores estavam sendo lesados ao abastecerem seus veículos, porque a quantidade em litros solicitada pelo cliente não era a mesma que estava sendo injetada no tanque do consumidor, nem a indicada na bomba.

Após duas análises feitas pela Agência em cada bomba, foi constatada a diferença de 1,3 litros de combustível, enquanto a tolerância é de 100 ml para mais ou para menos. Na prática, se o consumidor solicitasse cinco litros de gasolina ou álcool eram abastecidos somente 3,7 litros, por exemplo. O posto foi autuado pela AEM/MS e a multa pode chegar a R$ 50.000,00. As bombas foram lacradas e interditadas.

Segundo o Diretor Técnico do Inmetro, Sergio Maia, a responsabilidade do órgão neste caso é de verificar o funcionamento correto das bombas, sem prejudicar o consumidor. "A AEM/MS verifica a bomba, para ter certeza de que na hora do abastecimento o consumidor não seja prejudicado e não pague pelo combustível que não esta sendo abastecido no seu veículo", diz Maia.

O Diretor Presidente do Inmetro, Ademir de Sousa Osiro, explica que as verificações em bombas de combustível são feitas periodicamente e também eventualmente em todos os postos da capital e do interior, para evitar este tipo de fraude.

Denúncia

Os agentes metrológicos da AEM/MS realizaram a fiscalização na sexta-feira (19) através de uma denúncia feita à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon). "É incontestável que houve fraude aqui, pois a diferença no volume indicado na bomba e a que vai realmente para o tanque do consumidor é gritante. É a primeira vez que lagramos uma diferença tão alta", admira o delegado da Deco, Adriano Garcia Geraldo. Ele disse ainda que o gerente do posto pode responder pelo crime contra a ordem tributária.

Caso o consumidor desconfie de possíveis fraudes em bombas de combustível, pode denunciar por meio da ouvidoria do Inmetro: 0800 67 52 20 ou e-mail ouvidoria@aem.ms.gov.br.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente