Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Indústrias têm maior índice de geração de empregos do Estado em 5 anos

3 Mar 2010 - 06h30Por Fátima News com Assessoria

O setor teve crescimento de 48% sobre o estoque do ano base de 2005, enquanto os setores de serviços, comércio, agropecuária e administração pública apresentaram elevação de 28%, 20%, 11% e 8%, respectivamente

 

 

Com saldo de 552 empregos formais criados no mês de janeiro deste ano, o setor industrial, composto pelas indústrias de transformação, extrativa mineral, construção civil e serviços industriais de utilidade pública, alcançou um estoque total de 101,2 mil postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul, segundo levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

 

O resultado faz com que as indústrias já sejam responsáveis por 20% de todo o emprego formal existente em Mato Grosso do Sul (511,9 mil postos), ficando atrás apenas do setor de serviços, com 127,8 mil postos ou 25% do total, e da administração pública, com 125,4 mil ou 24%. No entanto, quando comparado com o desempenho dos demais setores, o Índice de Evolução do Emprego Formal nas atividades industriais acumula o maior crescimento do Estado na comparação de 2005 com 2010.

 

 

Para se ter idéia, o índice no setor industrial, na posição verificada em janeiro de 2010, era de 148 pontos, indicando um crescimento de 48% sobre o estoque do ano base de 2005. Na mesma comparação, o setor de serviços apresenta um índice de 128 pontos e crescimento de 28%, enquanto o comércio tem 120 pontos e aumento de 20%, a agropecuária atingiu 111 pontos e elevação de 11% e a administração pública com 108 pontos e atingiu alta de 8%.

 

 

Na avaliação do Radar da Fiems, o índice verificado na indústria foi superior ao de serviços, comércio, agropecuária e administração pública em 16%, 23%, 33% e 37%, respectivamente. Os segmentos da indústria que mais geraram emprego no período avaliado – 2005 a 2010 – foram indústria da construção civil, indústria de transformação e indústria de extração mineral, respectivamente.

 

 

Em relação à igual mês do ano anterior, o Índice de Evolução do Emprego Formal teve o setor de serviços como o com a maior expansão, ou seja, crescimento de 4,1%, enquanto o comércio, a agropecuária e a indústria cresceram 3,4%, 2,8% e 2,1%, respectivamente. Já o setor da administração pública não apresentou alteração em seu índice.

 

 

Por fim, quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior somente os setores da agropecuária e indústria apresentaram evolução em seus índices, com expansão de 0,94% e 0,55%, respectivamente. No geral, no mês de janeiro, em Mato Grosso do Sul, foram criados 1.689 postos formais de trabalho e, em termos absolutos, quando comparado com as demais Unidades da Federação, o Estado apresentou a 15ª maior expansão.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados